Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo pode marcar autárquicas já esta semana

27 mar, 2017 - 20:40

Até ao momento o consenso tem sido o dia 1 de Outubro, mas falta ouvir o PS, Bloco de Esquerda, PCP e a Associação Nacional de Municípios.

A+ / A-

O Governo pode decidir já esta quinta-feira a data de 1 de Outubro para a realização das eleições autárquicas.

A ideia foi deixada pela Secretária de Estado adjunta e da Administração Interna no final da audição desta tarde com os partidos.

A Secretária de Estado Isabel Oneto diz que se for possível concluir o processo de audições na quarta-feira, será possível marcar a data das autárquicas no próximo conselho de ministro: “Tem havido consenso em relação ao dia 1, se conseguirmos concluir o processo na quarta-feira a decisão será tomada em Conselho de Ministros de quinta-feira.”

“As eleições vão ter de acontecer, é um facto da vida democrática, por isso quanto mais cedo marcarmos as eleições, melhor para todos os que participam e têm de preparar os seus candidatos. Portanto não há razão para não marcar com a antecipação devida”, explica.

A secretária de Estado justifica a antecipação da marcação da data das eleições com a necessidade dos partidos e das organizações de cidadãos se prepararem devidamente e rejeita a ideia de o Governo estar a ceder a pressões, em particular do CDS que tinha já solicitado a marcação da data das autárquicas: “Não estivemos a olhar para o calendários dos outros governos, estivemos a tentar organizar o processo eleitoral, procurando que todos tivessem uma data definida para os partidos e movimentos de cidadãos poderem organizar-se em função da data.”

Esta segunda-feira o Governo ouviu PSD, CDS, PAN e Verdes, que defenderam a marcação das autárquicas para 1 de Outubro. Quarta-feira, o Executivo vai ouvir PS, Bloco de Esquerda, PCP e a Associação Nacional de Municípios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    29 mar, 2017 Palmela 00:01
    pois é! são os contos e as contas... são contas de somar e multiplicar que nunca mais acabam! por isso é que andamos sempre a votar, para ver se nos safamos... Dia 1 de Outubro! Ok! Vamos ver se é desta, que se acaba o lixo, de onde deviam, estar plantas. Que falta de inteligência!
  • rosinda
    28 mar, 2017 palmela 01:21
    o diabo dos contos acompanham as pessoas para o resto da vida!

Destaques V+