Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estado arrecada 8.754,3 milhões em impostos até Fevereiro

27 mar, 2017 - 18:58

Dados representam uma diminuição de 3,1% em relação a 2016.

A+ / A-

O Estado arrecadou 8.754,3 milhões de euros em impostos até Fevereiro, menos 3,1% do que o registado no mesmo período de 2016, embora a DGO considere que há factores que limitam a comparação no período homólogo.

Segundo a síntese de execução orçamental até Fevereiro divulgada esta segunda-feira pela Direcção-Geral de Orçamento (DGO), a receita fiscal diminuiu 3,1%, para 8.754,3 milhões de euros, face aos 9.138,9 milhões de euros amealhados no mesmo período de 2016.

A DGO refere que esta redução é explicada essencialmente “por efeitos, verificados no mês anterior, de natureza contabilística e relativos ao diferente perfil intra-anual das retenções na fonte em sede de IRC”.

Além disso, a entidade liderada por Manuela Proença sublinha que em 2016 o Orçamento do Estado ainda não tinha entrado em vigor em Fevereiro, o que “teve impactos não negligenciáveis na cobrança da receita no período homólogo, designadamente em sede de Impostos Especiais sobre o Consumo (IEC). Estes factores limitam a comparabilidade em termos homólogos”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+