Tempo
|
A+ / A-

Os tesouros dos Descobrimentos portugueses ​chegam a Moscovo

27 mar, 2017 - 18:28

Museus do Kremlim vão mostrar relíquias dos museus do Oriente e de Arte Antiga. Veja as imagens.

A+ / A-

Os Museus do Kremlin, em Moscovo, vão organizar uma exposição de Dezembro deste ano a Fevereiro de 2018 sobre a época dos Descobrimentos portugueses.

A exposição “Lords of the Ocean. Treasures of the Portuguese Empire of the 16th-18th centuries” terá mais de 200 peças, provenientes maioritariamente de Portugal e da Rússia.

O Museu do Oriente e o Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, vão ceder algumas relíquias das suas colecções à exposição russa. Entre elas, está um cofre indiano em prata, um contador do Sri Lanka coberto por marfim e uma taça goesa em prata e casca de coco.

A exposição consegue demonstrar “a magnificência da corte portuguesa, as tradições de navegação”, a ciência e a cultura da época, ao mesmo tempo que evidencia a “influência mútua e as trocas culturais” entre os portugueses e as colónias na Índia, China, Japão, África e Brasil, dizem os Museus do Kremlin.

Portugal teve o “primeiro império colonial do período moderno inicial”. Nele os portugueses foram “pioneiros nas trocas de comunicação e na ligação de África e da Ásia com a Europa”. Resultado: “peças de arte únicas no seu impacto cultural”.

Os museus russos acrescentam ainda que toda a época dos Descobrimentos testemunhou o “inundar da Europa em materiais naturais exóticos e objectos de luxo” que se tornaram tesouros indispensáveis à cultura europeia.

A exposição está dividida em duas secções. Na primeira, está exposta a cultura e História de Portugal dos séculos XVI e XVII. Esta secção foca-se na corte real, Igreja, poder naval e em alguns dos navegadores mais importantes da época. Alguns instrumentos de navegação, livros, armas, mapas, objectos de cerimónia, moedas e joalharia também são incluídos nesta primeira parte. Já a segunda apresenta peças criadas nas colónias portuguesas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 28 mar, 2017 08:38
    O Museu Militar de Lisboa também irá ceder peças para esta exposição.

Destaques V+