Tempo
|
A+ / A-

Conselho de Disciplina

Insultos a Renato Sanches custam 536 euros ao Rio Ave

27 mar, 2017 - 15:05

Um ano depois, o organismo da FPF decidiu castigar o clube de Vila do Conde.

A+ / A-

O Conselho de Disciplina da FPF multou o Rio Ave em 536 euros, uma sanção conhecida um ano após os acontecimentos que penaliza. Em causa estão cânticos de cariz racista dirigidos pelos adeptos vila-condenses ao então jogador fo Benfica Renato Sanches.

O caso só ficou conhecido devido a um vídeo divulgado no site do jornal Record, uma vez que não constava nos relatórios dos árbitros ou dos delegados da Liga.

O artigo 113 do Regulamento Disciplinar da Liga prevê entre um a três jogos à porta fechada para “os clubes que promovam, consintam ou tolerem a exibição de faixas, cântico de slogans racistas ou, em geral, quaisquer outros comportamentos que atentem contra a dignidade humana em função da raça, língua, religião ou origem étnica”.

O CD considerou ter ficado “provado que o coro de teor racista dirigido ao jogador de raça negra da Sport Lisboa e Benfica SAD traduziu-se num acto isolado”, pelo que entendeu ser "pouco plausível” imputar esta ocorrência ao Rio Ave “por o ter consentido ou tolerado”.

Divulgado no site da FPF, o acórdão dá como provado que “adeptos afectos ao Rio Ave entoaram o som 'Uh, Uh, Uh' dirigido ao referido jogador “. A própria SAD vila-condense fez uma "confissão integral e sem reservas".

Assim sendo, o órgão disciplinar da FPF considerou "provado que o coro de teor racista dirigido ao jogador de raça negra da Sport Lisboa e Benfica SAD traduziu-se num acto isolado", sendo por isso "pouco plausível que a ocorrência daquele acto isolado teria forçosamente de ser imputado à arguida, a título de omissão, por o ter consentido ou tolerado".

Por isso, e seguindo a acusação da Comissão de Instrutores, o CD decidiu aplicar o artigo 187.º do Regulamento Disciplinar, que corresponde a "comportamento incorrecto do público", prevendo uma multa entre as 5 e as 10 Unidades de Conta para os emblemas cujos adeptos tenham "simples comportamento social ou desportivamente incorrecto".

O CD acabou por ordenar uma multa de 7 Unidades de Conta (714 euros), à qual foi aplicado o factor de ponderação de 0,75, como está previsto nos regulamentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • as
    27 mar, 2017 Porto 18:16
    Pois, a FPF cada vez é mais ridícula. O único club em Portugal castigado por racismo foi o Chaves que teve um jogo à porta fechada porque um jogador tirou os calções para o publico.
  • Paulo
    27 mar, 2017 Porto 17:54
    E por insultar os gajos mais insultados do pais?? OS ARBITROS... Não se paga nada?????
  • tuga
    27 mar, 2017 lisboa 17:05
    A fantochada continua!!! chamaram-lhe branco??? acabem com esse ridículo, cada um gosta do que quer ou temos todos que gostar do mesmo?? isto é a estupidez em acção!!!! é o fanatismo esquerdopata no seu melhor!!!
  • Zé das Coves
    27 mar, 2017 Alverca 16:27
    Não estará na hora dos Benfiquistas começarem a fazer alguma coisa ?
  • Zé das Coves
    27 mar, 2017 Alverca 16:25
    Insultaram o Renato com frases racistas, mas agora o Conselho de Disciplina vem insultar o Benfica !!!
  • desatina carreira
    27 mar, 2017 queluz 16:17
    as queixinhas e a pressão estão a dar resultados e na secretaria e no campo o Benfica continua a ser o principal beneficiário como sempre
  • vitor
    27 mar, 2017 lisboa 16:03
    Uma multa de 500 euros para o clube não é nada nem para os adeptos. Se é para castigar ou é um jogo à porta fechada ou noutro estádio. O crima compensa.
  • Carlos Silva
    27 mar, 2017 Porto 15:54
    Fico indignado quando vou assistir um jogo de futebol, e se dizem os maiores impropérios e não acontece nada e vai-se sancionar isto ao fim de um ano?!?!hoje em dia, é impossível ir assistir um jogo com um filho, devido ao vocabulário usado pelos adeptos. A festa do futebol e família já acabou há muito. Agora isto ao fim de um ano, é de bradar aos Céus! RIDICULO!
  • Zé das Coves
    27 mar, 2017 Alverca 15:51
    Escandaloso , quase dois anos depois !!!
  • AR
    27 mar, 2017 lisboa 15:37
    UM ano depois...... de facto isto não é anarquia. Direi que é desorganização organizada. Que serve a alguns, serve certamente.

Destaques V+