Tempo
|
A+ / A-

Comandante do curso de Comandos diz que os recrutas que desistiram eram fracos

27 mar, 2017 - 14:29

O "Público" revela que esta avaliação, feita pelo capitão Rui Monteiro no âmbito das averiguações internadas do Exército, surge como resposta à desistência de sete instruendos.

A+ / A-

O comandante da companhia do curso de comandos, que esta segunda-feira vai ser interrogado na sequência da morte de dois alunos, revelou no inquérito interno que um dos quatro grupos de instrução era constituído por recrutas mal preparados.

O "Público" revela que esta avaliação, feita pelo capitão Rui Monteiro no âmbito das averiguações internadas levadas a cabo pelo Exército, surge como resposta à desistência de sete instruendos, seis deles logo nos primeiros dois dias de provas.

De resto, o "Público" acrescenta que durante o processo interno, o comandante do curso 127 de comandos afirmou que, durante o estágio de preparação - anterior à formação propriamente dita - o desempenho dos instruendos ficou aquém do que seria de esperar, do ponto de vista físico, mas também técnico e psicológico.

Ora, os dois formandos que morreram pertenciam justamente a este grupo que, sabe-se agora, não teria a preparação necessária.

Quando confrontado pelo oficial que conduziu o processo, o coronel Siborro Reis, de que “no respeitante à parte física, todos os recrutas tinham superado as provas físicas de acesso”, o capitão Rui Monteiro disse que nas quatro semanas de preparação para o curso o desempenho do grupo de graduados foi muito aquém do seria de esperar.

Além do capitão Rui Monteiro, será também interrogado no DIAP de Lisboa o tenente-coronel Mário Maia - director do curso de comandos.

Este último é suspeito de não ter acatado as ordens do comandante das forças terrestres que havia ordenado a suspensão da recruta.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    27 mar, 2017 Lisboa 16:32
    Por sua vez o capitão é muito forte, só de cernelha.

Destaques V+