Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Privaram a empregada filipina de comida e ela ficou com 29 quilos

27 mar, 2017 - 13:53

Casal que vive em Singapura acusado de privar de comida uma mulher de 40 anos, durante 15 meses.

A+ / A-

Um tribunal de Singapura prendeu um casal, esta segunda-feira, por deixar à fome a empregada doméstica filipina, um caso que as associações de direitos humanos dizem que exemplifica aquilo que acontece muitas vezes naquela região.

Thelma Oyasan Gawidan, de 40 anos, pesava apenas 29,4 quilos em Abril de 2014, segundo a acusação, depois de ter estado 15 meses com muito pouco para comer.

Thelma apenas comia duas ou três fatias de pão branco e um ou dois pacotes de massa chinesa ao pequeno-almoço. Na segunda refeição, à mulher eram apenas servidos cinco ou seis pedaços de pão.

Lim Choon Hong foi detido por três semanas, tendo pago uma coima de 6.665 euros, enquanto a mulher, Chong Sui Foon, ficou presa durante três meses. Ambos se declararam culpados.

A pena máxima para este crime é de um ano de prisão e uma multa de 9.200 euros.

“Acredito que se tenham arrependido e que não tenham deixado a vossa empregada à fome de forma intencional”, disse o juiz Low Wee Ping.

Já o advogado de defesa, Raymond Lye, argumentou que os clientes não tiveram intenção de maltratar a empregada doméstica.

“Eles sentem-se aliviados. Eles querem cumprir a pena, mas, como a acusação recorreu, isso deverá ter de ser adiado”, disse Lye.

A acusada chegou a argumentar que quando era mais nova sofreu de problemas relacionados com anorexia e que lhe foi diagnosticada desordem obsessiva-compulsiva quando já era adulta. O juiz entendeu que não se pode fazer uma ligação entre os dois casos.

Os grupos de direitos humanos sublinham que esta é uma prática comum entre empregadores que querem poupar dinheiro. Três em cada dez empregadas domésticas dizem que a alimentação que lhes é dada é desadequada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+