Tempo
|
A+ / A-

Porto garante que sucesso da ligação aérea a Lisboa prejudica a região

27 mar, 2017 - 12:03

Empresários respondem à entrevista do presidente da TAP à Renascença. Dizem que a TAP obriga os nortenhos a ir a Lisboa para seguir para outros destinos que antes tinham voos directos.

A+ / A-
TAP celebra um ano de ligação Lisboa/Porto. “Pleno sucesso”, diz Fernando Pinto
TAP celebra um ano de ligação Lisboa/Porto. “Pleno sucesso”, diz Fernando Pinto

O presidente da TAP, Fernando Pinto, rotulou a ligação aérea entre Porto e Lisboa como um “pleno sucesso depois de um ano de operação”, mas a Norte a leitura é outra. Os empresários alegam que os resultados positivos são conseguidos às custas do Porto.

“A TAP assumiu o segundo lugar no número de passageiros, mas só à custa da ponte aérea porque tenta tirar passageiros ao aeroporto do Porto obrigando-os a fazer o transbordo em Lisboa para outro destino”, diz o presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho.

Fernando Pinto disse à Renascença que as expectativas eram boas logo de início o que o levou a comentar que “seria o ‘ovo de Colombo’, porque nunca se tinha pensado fazer um serviço destes entre duas capitais, o que acontece noutros países”.

Ao argumento do líder da TAP de que os passageiros vindos do Porto têm a partir de Lisboa uma maior oferta comercial a nível mundial, Nuno Botelho responde que gostava "que fosse Fernando Pinto a ter de vir ao Porto fazer ligação para outros pontos do mundo".

“É um enorme transtorno para quem tem de viajar, que tem de ficar horas à espera de um voo de ligação. E tempo é dinheiro. Isso tira competitividade a esta região”, sublinha Botelho.

Já Paulo Gonçalves, porta-voz da associação de empresários de calçado (APPICAPS), reconhece que “a TAP tem feito um esforço no sentido de adaptar a oferta às necessidades das empresas exportadoras”, apontando o caso da principal feira de calçado do mundo, a MICAM, em Milão, em que a companhia encontrou soluções alternativas que permitiram aos empresários portugueses viajarem directamente para Itália.

No entanto, admite que “a solução anterior na qual os empresários podiam viajar directamente para qualquer país europeu era inequivocamente uma vantagem".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • romeu miguel coelho
    27 mar, 2017 loule 18:13
    LOL que ridiculo, no Algarve temos 2 voos para lisboa e 0 para fora pela TAP logo somos menos !?!? Moce os nortenhos que acalmem a passareca e apanhem o voo ate lisboa e depois os internacionais como toda gente no resto do pais.
  • A.Pinto
    27 mar, 2017 Lisboa 18:01
    O Porto tem razão. Não se entende a razão que obriga os passageiros do Porto a vir a Lisboa. Só por centralismo da TAP e de Lisboa. Também me parece já ser tempo de arranjar uma companhia do Porto, pois, me parece que há mercado . Claro que ninguém quer a independência.... Perfeita baboseira....
  • André
    27 mar, 2017 Lisboa 17:57
    Sim... era interessante terem aviões a fazer Porto-Heathrow com médias de 33 passageiros por viagem. Uma viagem que só em despesas gerais custa 40000 euros. Era bom terem aviões ao estilo charters por aquele preço? Curiosamente nem o presidente da câmara do Porto os usava pois viajava nas outras companhia por serem mais baratas. Tal como afirmaram que existiam "milhões de pessoas prejudicadas" que eram tantos milhões que a Ryanair fez um mini-estudo das rota que a TAP abandonou e só resgataram 1 semanal para Milão. Por isso, algo está muito errado nas afirmações destas pessoas... Se existiam "tantos milhões" porque razão companhias que aproveitam tudo o que dê lucro não aproveitaram a "estupidez e vingança" da TAP? Se o que afirmam é verdadeiro, as rotas seriam super rentáveis e nunca deviam ter sido abandonadas. Sendo isso verdade, porque é que as low cost não se atiraram a elas que nem cães esfomeados como fizeram à rota Lisboa-Frankfurt? Coisas simples que desmontam as ideias desses empresários.
  • salazar
    27 mar, 2017 coreia do norte 17:34
    Que um F18 arrase este esterco de cidade
  • Jorge
    27 mar, 2017 Sintra 15:47
    Caríssimo José Ferreira da Sil- Muitos portuenses pensam que as pessoas de Lisboa, não gostam deles, do Porto! Eu sou de Lisboa e adoro o Porto,para mim dos sítios mais bonitos e encantadores de Portugal(grande gente, aquela). Como alguém já disse: O Porto é uma nação e Lisboa a capital." Dom Pedro IV, doou o seu coração à cidade invicta, pela sua abnegação, coragem, espírito de sacrifício e lealdade, durante o cerco à cidade, pelas tropas Miguelistas.....quando passei pela vida militar, tinha camaradas do Porto, extremamente bairristas, mas também gente do melhor. Muitas saudades desses camaradas.
  • HA
    27 mar, 2017 LX 15:27
    Querem a independência?! Separem se! Já ninguém vos pode ouvir com bairrismos! Acham que viver em Lisboa é assim tão bom? venham para cá! Ainda se perguntam porque razão o país está como está! Sempre com divisões, sempre a culpar alguém, sempre a chorar! Somos pequenos e em vez de nos juntarmos, andam sempre a arranjar motivo para guerras norte/sul. é o futebol, é a ponte, é o aeroporto, é a Red Bull... Curioso ninguém se queixa de em Lisboa ser tudo mais caro, de a qualidade de vida ser bem pior, etc etc... Levem lá a independência e fiquem com ela! Já não há quem vos ature!
  • José Ferreira da Sil
    27 mar, 2017 Gaia 14:45
    Sucesso seria a TAP dar lucro. Sucesso seria os impostos do povo do Norte não servirem para tapar buracos na empresa aerea do sul.

Destaques V+