Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PCP exige que trabalhadores com 40 anos de descontos tenham reforma sem penalizações

26 mar, 2017 - 19:34

Líder comunista reafirma que “a proposta que foi adiantada pelo Governo fica aquém”.

A+ / A-

Jerónimo de Sousa defende que os "trabalhadores com 40 anos de descontos deviam ter direito à reforma sem penalizações" e considera insuficientes as alterações propostas pelo PS.

"Para o PCP, quem levou uma vida inteira a trabalhar e tem pelo menos 40 anos de descontos devia ter direito à reforma por inteiro e sem penalizações. Esta é a nossa posição. Temos lutado e vamos continuar a lutar para que assim seja", disse o líder comunista perante cerca de 700 militantes da CDU no Pavilhão do Clube de Pessoal da Siderurgia Nacional, em Paio Pires, no concelho do Seixal.

"A proposta que foi adiantada pelo Governo fica aquém do que temos defendido, mas, estarão de acordo, camaradas, que tudo o que vier é ganho. E vamos continuar a nossa luta para que se encontre uma solução mais justa para essa geração sacrificada, de trabalhadores com uma longa carreira contributiva", acrescentou.

Num discurso em que reafirmou as críticas à União Europeia, que voltou a acusar de estar a arranjar novos pretextos para penalizar o país depois de Portugal ter conseguido um défice de 2,1% em 2016, abaixo do limite estabelecido pela Comissão Europeia, no plano nacional, Jerónimo de Sousa criticou também o Bloco de Esquerda, por fazer da CDU o principal adversário na margem sul do tejo.

"Nesta nova fase da vida política nacional, ganha mais importância a afirmação distintiva do projecto da CDU, o carácter diferenciador das suas propostas e opções, a dimensão da alternativa clara e assumida à gestão e projectos de outras forças políticas, sejam PSD e CDS, seja o PS, seja o BE", disse.

"E dizemos BE, porque, muitas vezes, quase que não se lhes pode tocar que ficam logo ofendidos. Mas vir aqui para a margem sul dizer que o adversário principal é a CDU, que o que é preciso é retirar maiorias absolutas à CDU, aqui no Seixal ou em Almada, estão a demonstrar que para eles o adversário principal é a CDU. Para eles a direita, o PS, não importa", acrescentou o líder comunista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    27 mar, 2017 Palmela 19:00
    Ó Sr. Jerónimo, então quem começar a trabalhar aos dezasseis anos, aos 56 já têm reforma! ou vai haver chumbos no 11º e no12º anos, para fazer tempo? porque em tempo de crise, poucos vão para a faculdade, vai tudo para os Hipermercados, CTT Expresso, ou transportadoras! é o que há!!! estes funcionários, quando chegam aos 30 e tal, já estão prontos para a fisioterapia! ao passo que quem trabalhe na função pública, ainda pode trabalhar mais uns anos! Sr. Jerónimo, melhor será, que as reformas sejam conforme a profissão de cada um. Uma junta médica, serve para avaliar... Quanto aos pensionistas, devem de estar em vias de extinção! se têm problemas de saúde, que não tenham! porque ninguém os mandou andarem empoleirados em andaimes, ou escadotes, porque os poleiros são para as galinhas!
  • Paulo Silva
    27 mar, 2017 Covilhã 15:52
    Ze das coves - Grande Cavaco deu reformas sos 40 o teu Jerónimo só quer que descontes,porque aos setenta estás com os pés para a cova. Ele o que quer é tudo lucro Estamos a falar do presente para futuro.O pessoal pela miséria de País que nos arranjaram só arranja emprego depois do trinta e quando é.
  • DR XICO
    27 mar, 2017 Lisboa 11:39
    O PCP quando apresenta estas propostas deveria ter o cuidado de as fundamentar com estudos credíveis que sustentassem as despesas e onde se ia ao dinheiro. Isto de mandar ideias para o ar so para agradar já não colhe aceitação das pessoas mais informadas. O PCP tem razão não é justo uma geração trabalhar 45 anos até 66 de idade e outros reformarem-se com pouco mais 35. Talvez o BE tb se devesse juntar a esta proposta ficava-lhe bem.
  • José Guimarães Mende
    27 mar, 2017 Valongo 10:36
    É uma boa sugestão a que o PCP apresenta. Mas existem outras questões que deverão ser colocadas. Vejamos, o meu caso, igual a muitos, fui reformado por Invalidez aos 55 anos de idade e 36 de carreira contributiva. Se não fosse o aparecimento precoce da doença Invalidante, eu continuava a trabalhar e já possuia. 39 de carreira contributiva. Comecei a trabalhar aos 11 anos de idade e a descontar aos 14. Tenho uma pensão modesta e uma doença do foro oncológico. Ponto final na minha vida laboral. Mas não foi apenas a vida laboral, foi também economicamente e a nivel familiar. O limiar da pobreza está fixado em 421,32€, mas eu vivo, eu vou sobrevivendo em enorme desespero com cerca de 240€. Isto é viver com dignidade? Ando em psiquiatria, pneumologia, psicologia,, fisioterapia, etc. Tomo medicação que me destrói todo, mas tem que ser. Nunca na minha vida tive pensamentos homicidas e suicidas, mas agora tenho. Fiz uma exposição ao Senhor Presidente da Republica em 2 de Fevereiro passado, mas ainda não obtive resposta. Também sou hipertenso e sofro de ansiedade. Nem o escrever poesia me desvia de maus pensamentos. A Segurança Social prejudica-me e espolia-me e querem fazer de mim "parvo". Atribuam-me um emprego na Segurança Social, que desempenharei exemplarmente as funções. Não há volta a dar. Isto é para alguns... Um abraço.
  • Zé das Coves
    27 mar, 2017 Alverca 08:55
    Sr Paulo Silva se não sabe tente saber , Cavaco Silva quando foi 1º Ministro mando para a reforma funcionários públicos com menos de 40 anos , alegando já estarem velhos para trabalhar !
  • Zé das Coves
    27 mar, 2017 Alverca 08:51
    Seria repor a verdade e a justiça, tantos portugueses que com menos de 20 anos de descontos têm já pensões vitalícias !!!
  • Paulo Silva
    26 mar, 2017 Covilhã 22:16
    Óh jeronimo as eleições partem-te os miolos.Mas alguma vez os tives-te? Eu penso que não.Então hoje pela situação que o País se encontra desde Abril 74 e muito devido ao PCP a rapaziada estuda até aos 30 anos ou mais.porque não. arranja emprego e tu queres que aos 40 de trabalho não tenham penalizações na reformador.Deves estar a brincar! Se somares 30 mais 40 igual a setenta.Isto deve-se passar lá nos Países de inspiração.A maioria morte e não recebe nenhum do que descontou.Parabéns a ti e ai costa se combinaram isto.Coitados.dos Portugueses com esta gente a governar.

Destaques V+