Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nova corrente quer discutir política e “acrescentar valor” ao CDS

25 mar, 2017 - 00:12 • Eunice Lourenço

Tendência Esperança em Movimento promove este sábado homenagem a ex-líderes do CDS e quer formalizar-se como corrente de opinião.

A+ / A-

Chamam-se Tendência Esperança em Movimento (TEM) e querem ser uma corrente de opinião dentro do CDS. Mas recusam ser oposição à actual presidente o partido, Assunção Cristas.

“Somos essencialmente construção e queremos contribuir para a solução”, diz à Renascença um dos fundadores, Abel Matos Santos, psicólogo clínico no Hospital de Santa Maria.

Com Luís Graça, Francisco Alvim, Lopo de Carvalho e Bernardo Sacadura formaram a TEM que, diz, já tem centenas de apoiantes e quer formalizar-se como uma corrente de opinião dentro do CDS. Essa é uma figura estatutária que existe há alguns anos dentro do partido, mas que acabou por nunca ser usada.

Pires de Lima e Adolfo Mesquita Nunes ainda tentaram formalizar uma corrente de opinião, mas eram necessárias 600 assinaturas e não as conseguiram. E Filipe Anacoreta Correia - que formou o Movimento Alternativa e Responsabilidade e chegou a candidatar-se como oposição a Paulo Portas - nunca chegou a tentar tornar o seu grupo numa corrente de opinião.

Abel Matos Santos, que esteve no Alternativa e Responsabilidade, diz que desta vez é que é e que, finalmente, o CDS vai ter o exercício do direito de tendência. Depois de várias mudanças de regulamento, agora só são necessárias 300 assinaturas, mas o TEM conta apresentar mais de 600.

O movimento já organizou alguns encontros no país, mas ganhou mais notoriedade devido ao apoio da Presidência da República à conferência que organizam este sábado para debater a democracia-cristã e em que vão homenagear três ex-presidentes do partido: Adriano Moreira, Manuel Monteiro e José Ribeiro e Castro.

A actual líder chegou a confirmar presença, mas acabou por dizer que, afinal, não vai por motivos de agenda.

O alto patrocínio de Marcelo não agradou ao CDS e acabou por ser justificado pela Presidência com o tema da conferência e o facto de prestar homenagem a um conselheiro de Estado. E acabou por dar mais visibilidade ao movimento que, diz Abel Matos Santos, é constituído por “portugueses empenhados no futuro”, tanto militantes do CDS como não militantes.

“Os partidos esvaziaram-se do debate ideológico. Achamos que é importante que se volte a discutir política”, diz, lembrando que o CDS “tem uma carta fundacional assente na matriz democrata-cristã” e essa matriz “fez tão bem à Europa”.

“Queremos recuperar isso, queremos que se discuta doutrina porque a resposta aos problemas das pessoas é tão melhor quanto mais for enformada de doutrina. A doutrina serve para encontrar as melhores respostas para as pessoas. Num tempo em que se fala tanto de pragmatismo, achamos que o pragmatismo sem um referencial ideológico pode ser perigoso”, acrescenta este fundador da TEM.

Quanto à relação com a direcção do partido, Abel Matos Santos rejeita que sejam oposição. “Somos essencialmente construção e queremos contribuir para a solução. Não estamos contra ninguém e muito menos contra a presidente do partido. Queremos é que o que aquilo que trazemos para dentro do CDS seja uma mais-valia para a professora Assunção Cristas, que seja um referencial em que ela se possa apoiar. O que vamos fazer é acrescentar valor, defendendo de forma inalienável os princípios e valores em que acreditamos”, afirma.

E que valores são então esses? “Revemo-nos no espirito humanista, personalista de inspiração cristã, achamos que a pessoa deve estar no centro da nossa atenção e que as respostas para os problemas devem ter em conta a singularidade de cada um.

Portanto, o que queremos, de facto, é fazer com que todo o espaço da sociedade se organize em torno desta ideologia democrata-cristã, na educação, na justiça, na saúde…”

“Num tempo com tantos problemas, em que as soluções são encontradas um bocadinho à pressa até devido à necessidade e urgência do que vai acontecendo, achamos que é preciso pensar no modelo de sociedade que queremos e achamos que devemos pensar numa sociedade mais solidária em que cada pessoa é irrepetível e única e onde temos de olhar para esta pessoa aos olhos deste referencial democrata-cristão que é aquele que levou à fundação do CDS em 1975”, acrescenta este psicólogo clínico.

Abel Matos Santos diz que já “há uma alegria e uma esperança” em torno deste movimento e que “muitas pessoas que já não estavam no partido e outras que nunca tinham estado têm voltado e têm-se filiado”, mas garante que não querem “criar cisões, nem guerras” e estão disponíveis para ajudar o CDS no que for preciso.

“Queremos participar, mas os lugares não nos movem. Estamos aqui para ajudar, se tivermos que ocupar lugares, ocuparemos naturalmente”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    25 mar, 2017 Lisboa 15:23
    Acrescentar valor ao CDS? Isso exige um esforço titanico.
  • Otário ca da quinta
    25 mar, 2017 Coimbra 02:40
    É a evolução. Ladrões, vigaristas, corrutos, etc. estão sempre a estudar a maneira de enganar alguem.

Destaques V+