Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump não consegue votos para substituir Obamacare

24 mar, 2017 - 19:43

Presidente reagiu, declarando que a actual lei, aprovada durante a Presidência do seu antecessor, vai "explodir", mas que agora vai avançar em outra área, "provavelmente" a fiscal.

A+ / A-
Trump não consegue votos para substituir Obamacare
Trump não consegue votos para substituir Obamacare

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu à liderança do partido Republicano para adiar a votação da nova proposta de lei para a saúde que pretende substituir o "Obamacare".

Donald Trump garante que a aprovação da substituição da lei do acesso aos cuidados de saúde esteve "muito perto", mas que agora vai passar "provavelmente" para propostas de reforma fiscal.

Em declarações feitas na Casa Branca, Trump reagiu, declarando que a actual lei, aprovada durante a Presidência do seu antecessor, Barack Obama, a designada 'Obamacare', vai "explodir", mas que agora vai avançar em outra área, "provavelmente" a fiscal.

Os 430 membros da Câmara dos Representantes (193 democratas e 237 republicanos) deviam fazer a votação cerca das 19h30 de Lisboa. Mas o número de republicanos que tinham anunciado a sua oposição ultrapassava os 30, o que garantia a derrota na votação, uma vez que a minoria democrata estava totalmente contra.

Porém, Trump atribuiu a derrota da sua proposta aos democratas, a quem acusou de não a apoiarem.

Antes, o presidente da Câmara dos Representantes, Paul Ryan, reconheceu que o 'Obamacare' vai continuar em vigor.

Durante uma conferência de imprensa, Ryan reconheceu "o revés" sofrido devido à falta de consenso na sua bancada, mas garantiu que isto "não é o final da história".

A retirada da que foi uma das principais promessas eleitorais de Trump representa um enorme fracasso pessoal para este, que tem projectado a imagem de alguém com talento de negociador.

Trump colocou todo o seu peso na balança, deslocou-se pessoalmente ao Congresso e fez numerosas chamadas telefónicas para procurar convencer os republicanos dissidentes, para quem a proposta ou vai demasiado longe no desmantelamento da legislação do ex-Presidente Barack Obama, ou fica muito aquém deste desmantelamento, como entendem um conjunto de congressistas ultraconservadores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+