Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Défice mais baixo. Das críticas do BE às advertências da direita

24 mar, 2017 - 15:18

Ficou nos 2,1% do PIB o valor do défice em 2016, abaixo dos 3% definidos no Tratado de Maastricht. Mas à custa de quê? A oposição é unânime na resposta.

A+ / A-

Veja também:


O Bloco de Esquerda considera que a redução do défice para 2,1% foi conseguida à custa de cortes no investimento público e é apenas "um número para Bruxelas ver".

"Um défice de 2,1%, abaixo do que é a regra genérica de Bruxelas que são 3%, abaixo do que estava previsto pelo Governo no Orçamento do Estado, não é mais do que uma meta para satisfazer um capricho da Comissão Europeia e para Bruxelas ver", criticou a deputada Mariana Mortágua, em declarações aos jornalistas no Parlamento.

O défice orçamental ficou nos 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2016, o que abre caminho ao fim do Procedimento por Défices Excessivos, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira.

Mas o valor parece não satisfazer a deputada do BE, para quem o Governo do PS está a tentar "conseguir credibilidade de instituições que não estão à procura de credibilidade" e que "são movidas por um desejo dogmático" de uma consolidação orçamental para lá do que é o interesse de Portugal.

"Este défice de 2,1% é feito à custa de despesa de dinheiro público que não está a ser gasto no Serviço Nacional de Saúde, nas escolas que precisam de investimento, no investimento público", criticou.

Menos duro nas declarações foi o outro partido aliado do Governo. No entender do PCP, o valor conhecido esta sexta-feira confirma que "o grande problema do país é a dívida pública", que aumentou no ano passado e deve ser renegociada.

O deputado Paulo Sá concorda que “a trajectória positiva do défice orçamental” teve como custo “a redução significativa do investimento público em 2016, mas também vem “confirmar o que o PCP afirma": que "são necessárias novas políticas, nomeadamente ao nível da renegociação da dívida pública e da tributação adequada do grande capital".

Direita critica "habilidades"

O PSD considera que a redução do défice para 2,1% é um dado positivo para o país, apesar de ter sido feita "pelo caminho errado", com recurso a medidas extraordinárias “não sustentáveis”.

Nesse sentido, segundo o deputado Duarte Pacheco, o Governo conseguiu reduzir o défice “com habilidades” – uma acusação que o ministro das Finanças, Mário Centeno, já recusou.

Esperando que "Portugal possa [agora] sair do Procedimento por Défice Excessivo", Duarte Pacheco realça que "as habilidades do Governo têm consequências na degradação dos serviços públicos" e sublinha que o caminho de redução do défice foi iniciado em 2011, pelo executivo PSD/CDS-PP, quando o défice estava "num valor de 11%".

O ministro das Finanças disse, esta sexta-feira, que "não há milagres, nem habilidades" no apuramento do valor do défice de 2,1% em 2016.

Do lado do CDS, a deputada Cecília Meireles considera muito relevante que Portugal possa sair do Procedimento por Défices Excessivos, mas também advertiu que as medidas que permitiram a descida do défice dificilmente se poderão repetir.

“É muito importante estar atento" e perceber se "é possível manter estes resultados" de forma sustentada, uma vez que "foram conseguidos com medidas que muito dificilmente se poderão repetir".

E a crítica repete-se: “muitos serviços públicos pura e simplesmente já não conseguem continuar a funcionar e o corte muito expressivo no investimento, de 10%, provavelmente não se poderá manter este ano".

O resultado do défice foi também conseguido à custa de "medidas extraordinárias" que "deixam uma herança para os anos futuros", como o programa PERES (Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado) e a reavaliação de activos, advertiu.

Por exemplo, em resultado do PERES, a EDP vai pagar menos 174 milhões de euros de impostos por ano, frisou.

“Bofetada sem mão" nas oposições

Opinião oposta tem o PS, cujo presidente, Carlos César, considera que o valor de 2,1% representa "uma bofetada sem mão" a analistas e decisores políticos externos e uma "vitória" do Governo em relação aos "maus agoiros" da oposição interna.

Perante os jornalistas, no Parlamento, Carlos César congratulou-se com os "resultados excepcionais da gestão orçamental" do Governo, tanto mais que essa meta foi alcançada num difícil "enquadramento externo e da economia portuguesa".

"Este resultado evidencia um mérito muito elevado na gestão das nossas finanças públicas e contribui de forma muito significativa para a nossa credibilidade no plano externo. Pode dizer-se que é uma bofetada sem mão a alguns analistas e decisores políticos externos, como, por exemplo, ainda recentemente, o presidente do Eurogrupo [Jeroem Dijsselbloem]", disse.

Ainda de acordo com Carlos César, o resultado do défice representa também uma "vitória em relação aos maus agoiros da oposição interna, que desconsiderou a gestão orçamental do actual Governo".

Questionado sobre a crítica que o Bloco de Esquerda e PCP fazem ao Governo por se submeter às exigências das instituições europeias em matéria de défice, Carlos César contrapôs que Portugal, enquanto Estado-membro da União Europeia e pertencente à Zona Euro, tem compromissos a cumprir.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marcia Figueira
    30 mar, 2017 Montemor 13:54
    Óh bloquista vais a pedalar ou estas sentada sobre algum elevador humano.Há sempre um macaco para um galho.Mesmo que este tenha espinhos.
  • Eborense
    24 mar, 2017 Évora 19:57
    A irmã Mortágua quer é gastar. O Objectivo do BE, mas também de toda a geringonça é tornar a dívida pública insustentável, para depois só haver uma solução que é a reestruturação. E vamos pagar todos, mas agora ainda é mais a doer do que foi a falência do Zézito.
  • DÉFICIT ALÉM TROYKA
    24 mar, 2017 Lx 16:29
    Parece que os kamaradas da troyka das esquerdas foram além da Troyka...Onde ouvi já isto? Mas, mesmo assim, foi à custa de medidas extraordinárias não repetíveis e dos truques: empurrar despesa para debaixo do tapete, cativações de despesas, falta de investimento público, impostos indirectos maiores, perdões fiscais e por aí adiante. O que nos deve preocupar : Governo gere à vista, sem reformas, dívida pública a aumentar, investimento a descer, crescimento menor do que em 2015, taxas de juro da dívida em 4,19 mesmo com a bênção do BCE.... quando isso acabar veremos o estrondo da coisa....Ouçam o socialista Jaime Gama, na sua entrevista que lapidar...

Destaques V+