Tempo
|
A+ / A-

"Tremenda pancada" em altura de peditório não abala confiança na Cáritas

24 mar, 2017 - 12:38 • Rosário Silva

Recolha de donativos pode ter sido prejudicada pelas notícias sobre a Cáritas de Lisboa, admite responsável da arquidiocese de Évora.

A+ / A-

As recentes notícias sobre alegadas irregularidades na Cáritas de Lisboa podem ter prejudicado o peditório nacional, admite o cónego Silvestre Marques, director do Departamento Diocesano Sócio-Caritativo da Arquidiocese de Évora.

“Se o objectivo era prejudicar a recolha de donativos para fazer face à acção voluntária, generosa e rigorosa da Igreja, então digo aos senhores que estiveram por trás disto tudo, que foi alcançado porque, de facto, deram uma pancada tremenda na instituição”, declara à Renascença Silvestre Marques.

Na véspera das jornadas Sócio-Caritativas da Arquidiocese de Évora, este responsável lamenta que “uma certa imprensa, informou mal, informou injustamente e informou na base, como se diz hoje para não dizer mentiras, de inverdades”.

As contas ainda não estão feitas, mas este responsável admite uma redução dos contributos. “Mas não falo só do ponto de vista financeiro. Houve aqui uma tentativa, o que é grave, de denegrir a imagem de uma instituição de confiança”, critica.

“É curioso porque a Cáritas continua a ser a porta onde toda a gente vem bater. É a ela que atribuem responsabilidades que em tempos foram da exclusiva competência do Estado e que agora o Estado passa para as instituições. Significa que merecemos confiança”, acrescenta.

Jornadas olham para a família

As jornadas sócio-caritativas e o encontro de centros sociais e paroquiais estão marcados para este sábado, no auditório dos Salesianos, em Évora.

“Família – Foco da acção integrada da Igreja” dá o mote aos trabalhos, que contam com a presença do arcebispo D. José Alves.

“Vamos abordar questões delicadas ao nível da família, como as dependências, a violência e o envelhecimento”, refere o cónego Silvestre Marques.

“Queremos também realçar o nosso trabalho e reafirmar que não nos preocupamos apenas com teorias, estamos no terreno, onde estão as pessoas em sofrimento e resolvemos-lhes os problemas, na hora”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Graca
    07 jun, 2017 Seia 18:27
    A caritas ajuda em que? Fui pedir.ajuda e nada, rigorosamente nada. Os pobres sempre.foram maltratados pela igreja católica, aliás a igreja sempre ensina a serem preconceituosos, a olharem para as pessoas com problemas de outra forma. Enfim a realidade pura e.dura.
  • AM
    24 mar, 2017 Lisboa 13:18
    A Cáritas está com problemas de identidade? Reforçem as V. competencias de informar mais e melhor, e com especial atenção aos tipos jornalistas que fizeram asneira... Fizeram asneira mesmo, ou não?

Destaques V+