Tempo
|
A+ / A-

Revista "O Meu Papa" chega às bancas esta sexta-feira

27 mar, 2017 - 10:17 • Filipe d'Avillez

A publicação promete tornar mais fácil a ligação entre os portugueses e o Santo Padre.

A+ / A-

A revista “O Meu Papa”, que promete dar a conhecer tudo o que o Papa faz, chega esta sexta-feira às bancas. Trata-se de um semanário, publicado com o aval da Santa Sé. Já existem versões italianas e noutros países, mas esta é a primeira vez que é publicada uma edição portuguesa.

A directora da revista diz, em comunicado de imprensa enviada à Renascença, que “o principal objectivo editorial é tornar mais fácil aos portugueses o acesso directo às mensagens e aos gestos do Papa Francisco”.

“O Meu Papa” contará com a colaboração de um sacerdote, o padre Edgar Clara, que tem experiência jornalística, tendo sido director do jornal “Voz da Verdade”, do Patriarcado de Lisboa.

Apesar de Francisco ser Papa há já quatro anos, e de manter uma agenda quase frenética, o padre Edgar não acredita que o interesse dos leitores pelas suas actividades diárias e por aquilo que tem para transmitir.

“Uma das coisas importantes é que qualquer Papa traz novidade, porque para além de ser o nosso Papa, alguém que nos está relacionado afectivamente, há sempre imensos desafios no mundo a que o Papa está sempre a dar uma resposta”, diz.

“Penso que este Papa todos os dias traz coisas novas, mas principalmente o que ele consegue trazer de novo são os seus gestos, as suas imagens, como ele agarra as pessoas, como as abraça, as beija, o seu próprio afecto ajuda-nos a compreender qual é o afecto de Deus para connosco, o amor de Deus para connosco.”

“E isso é uma das coisas que todos nós gostamos de ter, todas as semanas, o amor de Deus. É algo que ele expressa. Portanto eu acho que vai haver sempre novidades para transmitir e para receber”, acredita o sacerdote.

A revista será composta por várias secções, a principal das quais é dedicada às actividades do Santo Padre da semana anterior. “A parte principal, e por isso a revista se chama ‘O meu Papa’ é dar a conhecer o que o Papa fez. É esta relação com as pessoas, com os estados, o que ele vai fazendo. Depois, há coisas que o Papa quer. O Papa quer muito as paróquias, por exemplo, e por isso vai haver uma paróquia por semana que vai ser escolhida para se apresentar um bocadinho a sua acção; também a vida de um santo, porque isto do Evangelho não é uma coisa que está lá em cima no Céu, é uma coisa que encarna na vida das pessoas”.

“Depois outra coisa importante, para a qual este Papa está muito activo e desperto, é a questão social, e por isso haverá um projecto que é apoiado, neste sentido, que é apresentado, o que é que se está a fazer por aqui ou além que merece ser olhado por mais do que uma pessoa ou localidade, por vezes há projectos que são desenvolvidos numa terra e que ninguém sabe o que é que se faz. Há um sistema de partilha desse projecto social”, explica o padre Edgar.

Durante as 15 primeiras edições, a revista trará uma biografia do Papa Francisco em capítulos, bem como uma secção dedicada ao Twitter e ao Instagram do Papa com os posts e tweets mais atuais, assim como a agenda do Santo Padre para a semana seguinte.

[Notícia actualizada a 31 de Março]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antponioa Alves
    30 mar, 2017 Porto 23:43
    Excelente revista. Parabéns. Como poderei adquirir? Fraterno abraco

Destaques V+