Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hosni Mubarak libertado ao fim de seis anos de prisão

24 mar, 2017 - 10:19

Antigo ditador do Egipto saiu do hospital militar de Maadi, onde se encontrava encarcerado desde a "Primavera Árabe" de 2011.

A+ / A-
Hosni Mubarak libertado ao fim de seis anos de prisão
Hosni Mubarak libertado ao fim de seis anos de prisão

O antigo ditador do Egipto, Hosni Mubarak, foi libertado esta sexta-feira ao fim de seis anos de detenção.

A informação foi avançada pelo seu advogado.

Mubarak encontrava-se detido no hospital militar de Maadi. O antigo líder egípcio tem 88 anos e segundo a imprensa internacional encontra-se agora na sua residência em Heliopolis.

Hosni Mubarak governou o Egipto durante três décadas, até à sua deposição em 2011 depois de uma série de revoltas populares na região que ficaram conhecidas como a "Primavera Árabe".

As revoltas começaram na Tunísia, onde levaram à queda de Abdelaziz Bouteflika, mas rapidamente se espalharam para o Cairo, onde a praça Tahrir se tornou o epicentro e grande símbolo do que parecia ser a mudança de uma era no mundo árabe.

Mubarak ainda resistiu vários dias, mas acabou deposto quando os militares se voltaram contra ele. Foi julgado por ter ordenado a repressão que levou à morte de vários manifestantes e por corrupção, acabando por ser condenado apenas por corrupção. O seu julgamento foi um processo muito complexo, tendo sido suspenso e anulado várias vezes, mas o mais recente desenvolvimento tinha sido a sua absolvição, no início de Março, por responsabilidade na morte de manifestantes. Na altura os juízes ordenaram a sua libertação, que se verificou esta sexta-feira.

A "Primavera Árabe", contudo, acabou por se revelar um longo inverno para muitos habitantes da região. O Egipto passou por vários anos de instabilidade, depois de as eleições livres terem conduzido á vitória de forças integristas islâmicas, chefiadas pelo Presidente Morsi. Novos protestos levaram à sua deposição, novamente pelas Forças Armadas, que voltaram a ocupar um lugar central na vida política do país.

Mas outros países passaram bem pior. Os protestos contra Muamar Khadafi terminaram em guerra aberta. O ditador foi assassinado por populares, mas o país continua em caos ao fim de meia década. Na Síria o ditador Bashar al-Assad aguentou-se no poder e parece estar agora em vantagem ao fim de seis anos de guerra civil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+