Tempo
|
A+ / A-

Souto de Moura recebe Prémio Piranesi de Carreira em Roma

24 mar, 2017 - 07:18

"É um dos mais influentes e notáveis arquitectos do mundo", disse a academia que lhe atribuiu o Prémio Pritzker, considerado o Prémio Nobel da arquitectura.

A+ / A-
Souto de Moura: O Pritzker que só quer acabar as suas obras (Entrevista à Renascença em 2011)
Souto de Moura: O Pritzker que só quer acabar as suas obras (Entrevista à Renascença em 2011)

O arquitecto Eduardo Souto de Moura vai receber esta sexta-feira, na Casa da Arquitectura - Acquario Romano, em Roma, o Piranesi Prix de Rome 2017, um prémio de carreira atribuído pela Academia Adrianea de Arquitetura e Arqueologia Onlus.

O galardão é atribuído pelo comité do Piranesi Prix de Rome, em colaboração com a Ordem dos Arquitetos, Paisagistas e Conservadores de Roma, e o Polo de Mantova do Politécnico de Milão. O vencedor desta edição foi anunciado em Novembro do ano passado.

Contactada pela agência Lusa, fonte da Academia confirmou que Eduardo Souto de Moura irá receber o galardão às 16h00 (15h00 em Lisboa), numa cerimónia na Casa da Arquitectura - Acquario Romano, onde fará uma intervenção sobre os momentos mais importantes da sua carreira, iniciada nos anos de 1980.

O dia em que Souto de Moura venceu o Pritzker e foi elogiado por Obama
O dia em que Souto de Moura venceu o Pritzker e foi elogiado por Obama

A atribuição foi feita em conjunto pelo presidente da Academia Adrianea, arquitecto Romolo Martemucci, o presidente da Ordem dos Arquitectos, Alessandro Ridolfi, o director do Premio Piranesi, Luca Basso Peressut, e ainda por Federico Bucci, reitor do Polo Territorial de Mantova do Politecnico de Milão, "após uma ampla discussão sobre os candidatos, iniciada em Junho de 2016", segundo a Academia.

Nascido em 1952, Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker 2011 - considerado o Prémio Nobel da arquitectura - "é um dos mais influentes e notáveis arquitectos do mundo", salientou a Academia num comunicado, quando anunciou o vencedor.

Eduardo Souto de Moura é actualmente professor no Polo Territorial de Mantova do Politécnico de Milão, onde ensina cadeiras de design de arquitectura em contextos históricos e design de arquitectura.

Assinou, entre outros projectos, o Estádio Municipal de Braga, a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Flep
    24 mar, 2017 Hamburgo 09:17
    Parabéns! Um arquitecto genial e uma pessoa fantástica.

Destaques V+