Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Marroquino detido por apoio ao Estado Islâmico interrogado em Portugal

23 mar, 2017 - 17:02 • Liliana Monteiro

O suspeito tem 63 anos, residiu na zona de Aveiro e foi detido na Alemanha. Um segundo indivíduo, com quem terá ligações, é procurado por crimes relacionados com terrorismo.

A+ / A-

Vai ser presente esta quinta-feira ao Tribunal Central de Instrução Criminal um cidadão marroquino suspeito de crimes de terrorismo. Um segundo indivíduo, com quem terá ligações, é procurado por crimes relacionados com terrorismo.

O indivíduo, um marroquino de 63 anos, foi localizado pelas autoridades alemãs e entregue a Portugal, já se encontrando em território nacional.

É suspeito de adesão e apoio a organização terrorista internacional, o autoproclamado Estado Islâmico, e recrutamento e financiamento ao terrorismo.

O homem foi investigado pela Unidade Nacional Contra Terrorismo da Polícia Judiciária e era procurado no estrangeiro depois de emitido um mandado de detenção internacional.

A PJ desenvolveu uma investigação, desde 2015, na qual colheu indícios que ligam dois homens, de nacionalidade estrangeira, ao terrorismo internacional, um dos quais foi agora detido e vai ser hoje interrogado por um juiz para aplicação das medidas de coação.

Quando passou por Portugal chegou a viver em Aveiro. Foram as autoridades judiciárias alemãs a localizarem o individuo e a entregarem-no a Portugal.

A Procuradoria-Geral da República adianta que o DCIAP está a investigar a “prática de crimes de adesão e apoio a organização terrorista internacional (Daesh-ISIS) e recrutamento e financiamento ao terrorismo”.

Nesta investigação, o Ministério Público é coadjuvado pela Unidade Nacional contra Terrorismo da Polícia Judiciária.

Segundo suspeito também esteve em Aveiro

Há um segundo indivíduo, com cerca de 30 anos, que também é procurado por crimes relacionados com o terrorismo. O homem está nesta altura detido em França por suspeitas de ligação a um ataque terrorista.

Também ele vivia em Aveiro desde 2014 e sob ele recai igualmente um mandado de captura internacional que deverá ser cumprido assim que seja libertado pelas autoridades francesas.

Este suspeito foi também monitorizado pelos serviços secretos e pela PJ e teria autorização de residência em Portugal.

Os dois homens teriam ligação na prática dos alegados crimes.

[Notícia actualizada às 18h00]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • tuga
    24 mar, 2017 lisboa 07:48
    Depois vem o PCP apresentar uma proposta na assembleia para passar a português todo o lixo que por aí vagueia!! Podemos agradecer a toda a esquerdalhada que aprovou a lei da nacionalidade, em que aqueles gangues que espalham o terror pelos subúrbios são todos portugueses por decreto lei!! A politicada meta em Portugal mais lixo!!
  • Antero Ferreira
    24 mar, 2017 Porto 07:24
    Vai acabar por ser libertado porque não têm provas contra ele...o outro uma vez disse que Portugal não tinha destes problemas!!!
  • zezinho
    24 mar, 2017 tualinho 05:17
    pensei que era o amigo do ronaldo!

Destaques V+