Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa. País paga “factura pesada” por ter adiado soluções para a banca

23 mar, 2017 - 11:58

Primeiro-ministro volta a criticar, indirectamente, o anterior executivo por, ao contrário de Espanha, ter adiado para depois da "saída limpa", a resolução dos problemas do sector.

A+ / A-

O primeiro-ministro afirmou que Portugal está a pagar "uma factura pesada" por ter adiado a resolução dos problemas do sector financeiro e considerou que ultrapassar esta questão é essencial para o financiamento da economia.

António Costa assumiu esta posição na sessão de abertura da Convenção Nacional dos Serviços, na Fundação do Oriente, em Lisboa, após uma intervenção do presidente da Confederação do Comércio e Serviços, João Vieira Lopes, em que falou sobre a falta de capitais sentidos pela generalidade das empresas portuguesas.

Tal como em outras recentes intervenções, também desta vez o primeiro-ministro voltou a criticar indirectamente o anterior executivo de Pedro Passos Coelho por, ao contrário de Espanha, ter adiado para depois da ‘saída limpa da troika', de Maio de 2014, a resolução das questões do sector da banca.

"Felizmente, hoje, estamos francamente melhor do que há um ano - e daqui a um mês estaremos melhor do que no presente. Significa isto que o adiamento da solução deste problema é uma factura pesada que temos de pagar, mas que é absolutamente essencial para podermos ter melhores condições para o financiamento da economia", declarou o primeiro-ministro.

Neste capítulo, no entanto, António Costa também defendeu que a economia empresarial "não pode assentar só no financiamento bancário.

"Por isso, são indispensáveis os mecanismos alternativos de financiamento das empresas, sobretudo das pequenas e médias. São também necessários mecanismos de reforço dos capitais próprios das empresas", afirmou ainda, aqui numa alusão ao programa Capitalizar, que está a ser lançado pelo actual executivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • J. Silva
    23 mar, 2017 lx 21:16
    A maior parte do crédito mal concedido foi no desgoverno de Sócrates, pá! O governo de Passos limpou o mais que pôde.
  • Eborense
    23 mar, 2017 Évora 19:46
    Não disseste tudo! "banqueiros, desvios para offshores, no tempo do coelho, estes estão todos limpinhos". Limpinhos ..limpinhos para ti, serão certamente o Sócrates e o Vara. Portanto, não serás de certeza, farinha do meu saco, porque quem acha que o Coelho e o Governo anterior é que são os culpados, ilibando o verdadeiro culpado do País ter falido, o muito que pode ser é "farelo" e não farinha de um qualquer saco.
  • Carlos Silva
    23 mar, 2017 Porto 19:14
    A MUSICA E SEMPRE A MESMA- Para defensor do costa e seu PS é muito fraquinho. Se soubesse ler bem e intrepretar não escrevia o que escreveu.
  • joao123
    23 mar, 2017 lisboa 17:59
    Paga uma factura ainda maior pelo desgoverno do PS ue levou o país á pré-bancarrota em 2011 quando , no governo, precisava de pedir emprestados 20 mil milhões de euros \ano para pagar o défice ... bela governação. Foi fazer estádios que estão ás moscas, auto-estradas que estão ás moscas, aeroportos com tudo do bom e melhor e que estão ás moscas ( aeroporto de Beja ) , escolas com paredes forradas a mármore, etc. Depois dizem que o país não vivia acima das suas possibilidades...
  • Jorge
    23 mar, 2017 Sintra/Queluz 17:35
    António Costa é um Homem com H grande! Para quê mais palavras. ...Por outro lado, certos comentários só significam uma coisa: azia... Mas ainda bem, porque é indicador de que em Portugal à liberdade, ao contrário do "Estado Novo" ou Estado salazarista, que não se podia falar contra.
  • COSTA ILUSIONISTA
    23 mar, 2017 Lx 16:40
    Mas é preciso ter lata este Sr...Em 2011, com o governo do timoneiro da nação chamado Sócrates, o país ficou na bancarrota e tivemos que chamar a Troyka pois, caso contrário, morríamos à fome pois não havia dinheiro para pagar pensões e salários. Uns papalvos emprestam-nos quase 80 mil milhões de euros para nos safarmos mais uns tempos pois andamos sempre neste registo de mão estendida. E a culpa é dos tugas? do Governo anterior quando o Sócrates gastou á tripa forra e nos levou ao tapete...O Sr. Costa pertenceu a esse governo também como pertenceram muita da tralha socialista que está no poder agora..Será que não se enxergam e não têm pouca vergonha? O Sr. é populista, pantomineiro e vendedor de ilusões. Acha que pagarmos taxas de juro de dívida pública a mais de 4 por cento, a crescermos menos do que em 2015, a aumentar a dívida pública, a reduzir défict à custa de medias extraordinárias que vamos chegar longe? Chegaremos a novo resgate sobretudo quando se anuncia que o BCE deixará de comprar a dívida pública...Tudo está bem no reino da ilusão do Sr. Costa e geringonça...Será que o exemplo grego não chega para fazermos o nosso trabalho?
  • a musica é sempre =
    23 mar, 2017 drqtepta 16:37
    Para o carlos silva, os funcionários públicos é que são culpados de tudo, estes é que levam o dinheiro todo. Olha, em alguns casos até que podes ter razão, já em certas câmaras municipais já há mais doutores do que assistentes, todos a mandar e sempre tudo cada vez pior. Chega-se ao ponto de mandar sem sem muitas vezes um pingo de raciocínio. Parece que vão para as universidades mas é para tirar o curso da estupidez. Depois toda a gente quer ser doutor, todos os pais querem ver os filhos doutorados, mas a função pública é que tem que aguentar com estes marmelos. Ou vais me dizer carlos silva, se é que tens filhos, que não querias ver um filho teu na função pública, ainda que fosse só para servir de boa aparência? Sabes, o que revolta é que vocês deixam de olhar para os corruptos, para uma união europeia que nos faz dependentes, para uma globalização que tanto tem contribuído para que muitos trabalhadores sejam precários e muitos estejam na miséria, para o setor empresarial que não emprega trabalhadores ou se emprega é pela precariedade, mas ainda têm o desplante de malhar sempre no mesmo. A função pública. Mas é esta que tem pegado nos trabalhadores que o privado não dá trabalho. Seu inteligente, quer dizer (.....)
  • Santos
    23 mar, 2017 Lisboa 16:03
    Este Costa ainda consegue surpreender com a sua falta de vergonha. É inacreditável.
  • pronto já disse tudo
    23 mar, 2017 do rqteparta 15:28
    Agora percebo os comentários de apoio ao dos copos e mulheres, são todos psd/cds amigos deste holandez , mas não é para admirar, são estes laranjas que têm dito que aqueles que têm os salários congelados, os que estão no desemprego, os que ganham salários de 500 euros e a todos os que não têm dinheiro até para pagar a luz, é porque foram estes que gastaram acima das suas possibilidades. Exemplar mesmo foi o cavaco silva aquando foi primeiro ministro, sempre a favor dos salários precários e quem ajudou a destruir a produção para que passássemos a viver em dependência, ah, quanto a corruptos, banqueiros, desvios para ofshores, no tempo do coelho, estes estão todos limpinhos. O trabalhador que não ganha para comer é que é o culpado e é este que gasta o dinheiro em copos e mulheres. Palmas para o holandês, para os simpatizantes do psd, para o carlos costa e para o eborense, já são a prata da casa. Que belo grupo vocês faziam todos juntos. Olha está descoberto, afinal são farinha do mesmo saco, quer dizer estrume da mesma estrumeira. Nem para defender o seu país se vocês prestam. Tenham vergonha na cara. Vocês são ridículos! A pior estupidez é a estupidez que defende a estupidez. Pronto mais um comentário para a RR não publicar. Viva a liberdade de expressão e o psd/cds mais os copos e as mulheres.
  • Carlos Silva
    23 mar, 2017 Porto 14:28
    Mais uma vez este politico mostra bem o seu caráter.Vai ser sempre o anterior o culpado de tudo.Mas o anterior ao anterior do qual ele fez parte e que levou o País à banca rota e ao sacrifício que o povo teve que fazer pelo dinheiro emprestado para haver dinheiro para pagar ordenados aos funcionários públicos e dinheiro para comprar comida ao estrangeiro e isto ele não diz.E o povo tem que ter memória e lembrar quem o obrigou a sacrificios e miséria.Haja memória POVO!

Destaques V+