Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sindicato da PSP entrega petição para exigir subsídio de risco

23 mar, 2017 - 07:16

Cerca de 500 polícias ficam feridos em serviço todos os anos.

A+ / A-

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) vai entregar esta quinta-feira, na Assembleia da República, uma petição para exigir a atribuição do subsídio de risco aos polícias, reivindicado há mais de 25 anos.

“A profissão de polícia é de risco, por isso deviam ter a recompensação necessária”, disse à agência Lusa o presidente da ASPP, Paulo Rodrigues, considerando que “é justo” a atribuição deste subsídio aos profissionais da Polícia de Segurança Pública.

A petição, com cerca de oito mil assinaturas, tem como objectivo pedir aos deputados da Assembleia da República que debatam o assunto e aprovem legislação nesse sentido, adiantou o presidente do sindicato mais representativo da PSP.

Segundo Paulo Rodrigues, o subsídio de risco já foi atribuído "e bem" a outras polícias, como aos inspectores da PJ, mas os elementos da PSP têm “mais situações de agressões e morte em serviço”.

O presidente da ASPP afirmou que esta questão já foi discutida com vários ministros da Administração Interna, mas até agora ainda não foi aprovada legislação sobre o subsídio de risco.

O subsídio de risco é reclamado pelas associações sindicais há mais de 25 anos. Segundo a ASPP, cerca de 500 polícias ficam feridos em serviço todos os anos.

Em Dezembro de 2016, a ASPP entregou também no parlamento uma petição com mais de 10 mil assinaturas em defesa de um novo quadro legal que previna riscos na saúde e segurança no trabalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Marquês de Púbol
    18 abr, 2017 Aveiro 14:19
    “A profissão de polícia é de risco, por isso deviam ter a recompensação necessária”, disse à agência Lusa o presidente da ASPP, Paulo Rodrigues! Então e as outras profissões são de quê? Só se for o risco de alguma indigestão ou de uma cirrose a longo prazo, face ao tempo que passam metidos em tascas e adegas. Se estão mal, mudem-se.
  • ricardo cordeiro
    26 mar, 2017 CARNAXIDE 14:22
    tuga 2 - SE CALHAR ATÉ APRECIARÁ A PRESENÇA DA p. s. p. EM HORARIO DE TRABALHO, QUANDO NO CAFÉ SUPERMERCADO e afins, surgir um bando ou isolado assaltante a por a sua vida em perigo. O grave é também não existir seguro de risco profissional adequado, nomeadamente para motoristas e motociclistas e existir um quadro legislativo que permite aos interpretes e aplicadores da lei, libertar cadastrados ladrões e assassinos e deter ou prender os agentes que os detiveram pondo em risco a própria vida.
  • Adriano monteiro
    24 mar, 2017 Fafe 20:43
    Não concordo com a petição. Valorizem o trabalho do policia patrulheiro. Subsídios e gratificados, sem o imposto retido são uma má proposta que só nos prejudica.(ilusões por uns trocados qualquer um caí). E quando chegamos aos 55 anos?. verificamos que o estatuto psp descartanos, como( contrapodutivos ). Adriano Monteiro (não aderente ao sindicalisno na psp.
  • Tuguita
    23 mar, 2017 Coina 22:37
    Tuguita. Falta de peso ;)? Tanto ódio tuguita . Todas as forças europeias têm porque não hão de eles terem também :)? Menos odio tuguita . Nos tempos que correm onde já se antevê uma 3 guerra mundial há que valorizar quem nos defende
  • Tuga 2
    23 mar, 2017 12:07
    Mais mama? Dêem também subsídio para as horas que passam nos hipermercados, cafés e afins (em horário de trabalho).
  • tuga
    23 mar, 2017 lisboa 07:54
    Subsídio de risco??? Deveria haver era um ministério da justiça um/a ministro/a que revisse as leis penais, que desse poderes para acabar com os bandidos. Agora criminosos, bandidos, ladrões são soltos, os polícias a que ainda são os maus, todo o lixo que nos invadiu é português!!! Então?? mais segurança?? mais despesa???? Criem é leis decentes, revejam as leis, se é drogado é doente não se faz nada, se é preto ou outros de fora é racismo, então?? estamos a brincar???

Destaques V+