Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Cartas da Guerra" dominou Prémios Sophia

23 mar, 2017 - 01:58

Cerimónia decorreu no CCB com a presença do ministro da Cultura.

A+ / A-

Veja também:


O filme "Cartas da Guerra", de Ivo Ferreira, dominou os Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema, ao arrecadar nove das 21 estatuetas entregues, entre as quais as de Melhor Filme e Melhor Realização.

"Cartas da Guerra" foi distinguido com os prémios de Melhor Argumento Adaptado, escrito pelo realizador com Edgar Medina, Melhor Montagem (Sandro Aguilar) e Melhor Fotografia (João Ribeiro), entre outras categorias técnicas.

Os prémios foram entregues, numa cerimónia no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

Ao receber o Prémio de Melhor Filme, o produtor, Luís Urbano, de O Som e a Fúria, dedicou-o ao Instituto do Cinema e do Audiovisual, "apesar de não gostar muito da direcção que está lá", por considerar que é um instrumento "essencial para fomentar esta actividade", para prosseguir "uma política pública, que tem de existir" e "que tem de apoiar a diversidade no cinema", com base em "concursos públicos" e "júris independentes, nomeados pelo próprio instituto do cinema".

O ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, assistiu à cerimónia, na plateia do CCB.

Os Prémios Sophia evocam o nome da escritora portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+