Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dijsselbloem não sai. "Tenho um estilo directo" e "lamento se ofendi"

22 mar, 2017 - 16:23

Presidente do Eurogrupo lamenta que as suas declarações ao jornal alemão não tenham sido bem compreendidas.

A+ / A-

O presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijssebloem, disse, esta quarta-feira, que não tem intenção de se demitir do cargo, em resultado da polémica aberta pelas declarações a um jornal alemão, em que alude a gastos com "copos e mulheres" por parte dos países do Sul da Europa.

"O meu estilo é directo e, se as pessoas as tomaram [às declarações] como uma ofensa, lamento", disse Dijssebloem, citado pela agência Reuters.

Numa entrevista ao jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung", publicada no domingo, Jeroen Djisselbloem afirmou: "Como social-democrata, considero a solidariedade um valor extremamente importante. Mas também temos obrigações. Não se pode gastar todo o dinheiro em copos e mulheres e, depois, pedir ajuda".

Na sequência desta entrevista, sucederam-se as críticas de vários países e quadrantes políticos.

O primeiro-ministro português, António Costa, disse que "numa Europa a sério, o senhor Dijsselbloem já estava demitido", acusando o socialista holandês de racismo e xenofobia.

A posição de Costa seguiu-se ao pedido de afastamento de Dijssebloem feito na terça-feira pelo ministro dos Negócios Estrangeiros. O Presidente da República seguiu a posição do Governo.

Por sua vez, o presidente do Partido Socialista Europeu falou em "vergonha" face às declarações do holandês.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • anonimo
    04 abr, 2017 13:11
    Não sai???? Ora essa. Não se demite. Então sai despedido- Tudo que diga agora, ´são desculpas, para manter esse seu tacho. Tenha vergonha.
  • Manu
    23 mar, 2017 17:07
    O problema e que generalizou os povos do sul ... mas e no norte em especial na Holanda a terra da prostituicao droga legalizadas e das modernices ... e nos no sul ja pagamos as dividas o dinheiro que emprestaram do estilo toma 1 e pagas 4 vezes ... isso e roubo e e assim que eles vivem no norte e com o dinheiro que fazem talvez vao para as ... e para os ... a isto chamo gatunos do norte Europeu
  • Borda d'Agua
    22 mar, 2017 Lisboa 20:53
    Ofendem-se as virgens pudicas, deixem-me rir, há forma e há conteúdo, foi infeliz na forma, o homem está carregadinho de razão, e se querem melhor prova, vejam os improváveis heróis da televisão, portuguesa que tudo o que ensina às novas gerações é dançar, cozinhar, cantar - cada país tem a televisão que merece e é um espelho do que a sociedade quer... Esquecem-se todos é que vivemos sobre dinheiro - sim, dinheiro - emprestado, mas educar para progredir, produzir, inovar está quieto querem todos é mais cantoria, dança, cozinha e Casa dos Segredos... Não abram o olhinho não... Depois a culpa é dos maus dos holandeses (também não os gramo de resto são históricamente o inimigo natural do português - vejam Timor).
  • Portugues
    22 mar, 2017 Porto 20:44
    BG 22 mar, 2017 Valongo 18:53 UM DOS UNICOS COMENTÁRIOS, COM CABEÇA, TRONCO E MEMBROS. CONCORDO PLENAMENTE COM O QUE DIZ.
  • Portugues
    22 mar, 2017 Porto 20:42
    AMS Ele não falou em nenhum país em concreto falou em muitos.
  • Portugues
    22 mar, 2017 Porto 20:39
    vlc 22 mar, 2017 VALE DE CAMBRA 18:10 Muitas vezes pode-se ter razão, mas por esse facto não quer dizer que se dispare para todos os lados, ele o que devia e deve é em primeiro olhar para o seu país e critica-lo. Isso é o puramente correto. Agora quando este tipo, julga-se não se sabe o quê, lembra-se de dizer o que calha. ISSO NÃO ESTÁ NO SEU DIREITO. Será que ele sabe o que diz, claro que não. Se tivesse alguma coisa a dizer dizia no parlamento europeu, não noutros locais. E mais o que tem a ver o que fizeram ou fazem aqui em Portugal ou noutros países que não o dele. NADA. Acaso é preciso tirar um curso para entender. Este já não é a 1º vez que se estica na letra. Se tivesse um pouco de vergonha, demitia-se. Ele diz que lamenta se ofendeu. Então se lamenta, porque não se desculpa. Acha-se superior a quê. Agora resposta ao que disse em que é que os restantes portugueses têm a ver com o dinheiro que voçe gasta, ou bem ou mal. NADA. Quer mais exemplos.
  • joao
    22 mar, 2017 Lisboa 20:36
    O homem ate tem alguma razão, ele utilizou foi mal os nomes, em vez de mulher devia ter usado bancos e outras trafulhices
  • Pinto
    22 mar, 2017 Custoias 20:18
    A frase está mal dita, mas tem alguma razão sobre os dinheiros dados para o país crescer e cujo mesmo esfumou-se.
  • Luís
    22 mar, 2017 Corroios 20:04
    Nas últimas eleições nos Países Baixos, o povo holandês passou a certidão de óbito político ao presidente do EUROGRUPO, Jeroen Dijssebloem. Esta personagem insensata, ignorante e pouco inteligente não tem condições para desempenhar o cargo actual pelo que deve ser demitido, uma vez que não tem nível nem carácter para se demitir. Porém, não devemos confundir esta personagem sinistra com o povo holandês, o qual é na generalidade tolerante, culto, educado e desenvolvido.
  • vitor almeida
    22 mar, 2017 Costa de Caparica - Portugal 19:59
    O estilo próprio pode aplica-lo em sua casa, na casa dos outros cumpre as regras. E a comissão é a casa de todos e como não pretendemos pagar nem alimentar o seu estilo, faça o favor de obviamente se demitir.

Destaques V+