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Alcântara. "Não há risco de colapso do viaduto"

22 mar, 2017 - 08:51

Condutores aconselhados a evitar a zona no regresso a casa. Circulação faz-se numa só via. Embate de pesado estará na origem da deslocação do pilar.

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Alcântara. Viaduto em risco corta trânsito e pára comboios
Alcântara. Viaduto em risco corta trânsito e pára comboios

O vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, afirmou esta quarta-feira de manhã que “não há qualquer risco de colapso do viaduto” de Alcântara, apesar do desvio num pilar ocorrido durante a noite.

De acordo com Manuel Salgado, a deslocação do pilar estará relacionado “com o provável embate de um pesado durante a noite”.

O trânsito na zona lisboeta de Alcântara e a circulação ferroviária estiveram interrompidos ao início da manhã, depois do alerta de queda do viaduto que vai para a zona das Docas, dado aos bombeiros.

Foi criado um perímetro de segurança em volta da estrutura, cujo tabuleiro sofreu uma deslocação no sentido do rio.

Por causa da trepidação, a circulação de comboios foi suspensa entre Algés e o Cais do Sodré, temendo-se que pudesse aumentar o risco de derrocada. Mas uma equipa de técnicos analisou a estrutura e concluiu não haver esse risco, pelo que os comboios voltaram a circular com normalidade entre Cascais e o Cais do Sodré a meio da manhã.

Segundo os peritos no local, o importante agora é "encaixar os pilares", de modo a "termos as condições normais de volta", indicou aos jornalistas Carlos Fernandes, da Estradas de Portugal.

Os bombeiros receberam o alerta por volta das 7h00 e a circulação foi cortada a partir das 8h00, afectando veículos e comboios da Linha de Cascais, cuja passagem se faz por baixo do viaduto.

Por causa disto, os passageiros ficaram retidos nos comboios durante cerca de uma hora e a Infra-estruturas de Portugal começou a dotar a estação de Algés para receber as composições e permitir a ligação daí até Cascais.

No sentido contrário, foram providenciados autocarros (para a ligação Algés/Cais do Sodré). Às 11h00, toda a circulação de comboios foi normalizada.

No caso da circulação rodoviária, vai ser condicionada a uma faixa por baixo do viaduto.

No tabuleiro, vai manter-se fechada. Durante a noite, vai haver uma intervenção na estrutura e só quando estiverem reunidas todas as condições de segurança os automóveis poderão voltar a circular no sentido Alcântara/rio. Do outro lado, a circulação está a ser feita.

O trânsito está a ser acompanhado pela Polícia Municipal e pela PSP, que se vão manter no local durante todo o dia. O vereador da Câmara de Lisboa responsável pela Protecção Civil aconselha os condutores a evitarem a zona no regresso a casa.


[Notícia actualizada às 11h15]

Comentários
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  • laranjeira dinis
    28 mar, 2017 altpo dos gaios 09:53
    O Viaduto Metálico de Alcântara,foi e é, um VIADUTO provisório,mas na altura em 1971,foi necessário anular a passagem de nivel que existia,a fim dos contingentes militares da altura rumarem para as "antigas provincias ultramarinas.. O que foi executado,ainda por lá se encontra,já lá vão 46 anos sem grandes problemas de maior,a não ser este embate no PILAR. Vejamos:circulam o combóio de Cascais-Cais do Sodré,o comboio de mercadorias Alcântara-Mar,que circula pelo centro dos Tramos metálicos,circulam Camiões de grande porte sob e sobre os conjuntos metálicos,tambêm grandes Autocarros,assim como todo o trânsito ligeiro. Garanto-vos que os materiais aplicados são em "FERRO GORDO",pelo que durará até que ..............
  • Martins
    22 mar, 2017 LX 20:00
    Olhe que quem anda a gastar milhões de euros em obras para tótó ver é o Medina... Precisa de votos e toca a gastar o guito do contribuinte.
  • Charles Longway
    22 mar, 2017 Lx 14:21
    Quem acusa o PS de manter a ponte provisória quando desde o 25 de Abril também já tivemos governos do PSD e com maioria absoluta e fundos europeus a rodos, sem crise nem meia crise e nada foi feito... Mas havia dinheiro para o CCB e rotundas e afins... essas pessoas devem ser fanáticas e pouco inteligentes. São todos responsáveis , PS, PSD, CDS-PP e mesmo PCP, que passou pela Câmara Municipal em coligação com o PS. Os outros são responsáveis por omissão. Mas mais uma vez, culpar o último só por ódio partidário é idiota.
  • os pafosos
    22 mar, 2017 lis 12:24
    gozam, comentando com as desgraças e os transtornos dos outros! Eventualmente algum deles conduzia o pesado que embateu no pilar e pirou-se sem dar cavaco! Para isto, são eles dotados de habilidades linguística e outras!...têm um líder à altura!
  • O SOCIALISMO NO AUGE
    22 mar, 2017 Lx 11:56
    O melhor é não passarmos por lá pois ainda nos cai a ponte em cima e depois teremos de chamar à responsabilidade os kamaradas Costa e Medina, esses grandes arautos da democracia em Portugal...Fazem obras de fachada por Lisboa e depois as obras estruturais esquecem-se delas...:Somos mesmo PIGS e depois quueixem-se do kamarada socialista da Holanda que as virgens ofendidas do país atacam...É tudo verdade kamaradas...O resto são amanhas que cantam...
  • Martins
    22 mar, 2017 LX 11:50
    O Medina resolve isso nas calmas! Tira de lá a estrutura metálica e faz lá umas ciclovias catitas; afinal aquilo até pode virar uma praça!... mete umas esplanadas e uns relvados e fica bom. Os carros e os transportes pesadosnão fazem falta. Só servem para atrapalhar o turismo na área. E mesmo o comboio talvez devesse estar "enterrado" e aproveitava-se o espaço para uma pista de atletismo para os domingos das maratonas... Isso é que era!
  • SÓ ENCENAÇÃO XUXAS
    22 mar, 2017 Lx 11:47
    Pois este e outras pontes eram provisórias que se tornaram definitivas. Andámos a pagar obras de fachada para as eleições e estas obras estruturais duram como as pilhas duracelll...Um país da treta, peta e da teta e depois queixem-se do socialista holandês que nos chamoo gastadores e despesistas...
  • MITÓMANO MEDINA
    22 mar, 2017 Lx 11:23
    O Medina em silêncio pois esta obra estrutural já não é nada com ele....Prefere fazer vias para andarem dois ciclistas por dias e depois o socilaista europeu da Holanda diz o q diz...É só propaganda kamaradas...
  • Pedro de Almeida
    22 mar, 2017 Luanda 10:59
    Eu creio que este viaduto metálico foi montado nos anos 70, no mandato do Eng.º Santos e Castro, a título provisório. A ideia seria construir posteriormente um viaduto de betão que substituísse este, metálico que parece, na realidade, uma obra de engenharia militar...
  • joao
    22 mar, 2017 Aveiro 10:44
    a equipa Costa e Medina e

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