Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Agência Portuguesa do Ambiente

Explosão na Sapec. Desta vez, a qualidade do ar está garantida

21 mar, 2017 - 23:34

Em Fevereiro, um outro incêndio nos armazéns de enxofre da empresa provocou níveis de poluição que levaram à recomendação que as populações permanecessem por casa.

A+ / A-
Incêndio na Sapec Química faz um ferido
Incêndio na Sapec Química faz um ferido

O incêndio que ocorreu esta terça-feira na zona de armazenagem de solventes da empresa SAPEC Química, na zona industrial da Mitrena, em Setúbal, não provocou alterações relevantes na qualidade do ar, anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA)

"Em termos de qualidade do ar, verifica-se que o vento na zona está do quadrante noroeste com intensidade moderada, dispersando a nuvem poluente para sudeste, não se tendo registado alterações dos poluentes medidos nas estações relevantes", refere um comunicado da APA, sem concretizar os níveis de poluição que terão sido detectados na sequência do incêndio dado como extinto cerca das 14h00.

No comunicado, a APA adianta que vai continuar a acompanhar a situação "em articulação com a Associação Nacional de Protecção Civil (ANPC), a Direcção Geral de Saúde, a Inspecção-geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e demais entidades relevantes".

O incêndio na Sapec Química, de causas ainda não reveladas, foi o segundo no espaço de um mês na zona industrial da Mitrena.

No passado dia 14 de Fevereiro, um outro incêndio nos armazéns de enxofre da empresa Sapec Agro provocou níveis de poluição que levaram as autoridades a recomendarem às populações da freguesia do Sado que permanecessem em casa durante algum tempo.

Na altura, por precaução, a Câmara de Setúbal também mandou encerrar os estabelecimentos de ensino da cidade durante um dia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zé das Coves
    22 mar, 2017 Alverca 08:53
    O ACT em Portugal preocupa-se mais com as pequenas empresas, nas coimas por falta de um identificador de escada , ou por um sinalizador de saída, do que com as grandes empresas como estas que andam todas as semanas a arder, ou por exemplo as que provocaram a Legionela no conselho de VFXira que mataram 13 pessoas e deixaram 300 com problemas para o resto da vida !

Destaques V+