Tempo
|
A+ / A-

Extrema-direita e antifascistas frente-a-frente na FCSH da Universidade Nova

21 mar, 2017 - 18:23

A polícia acabou por intervir para separar os dois grupos depois de ter havido confrontos entre manifestantes de esquerda e de extrema-direita.

A+ / A-
Extrema-direita e antifascistas frente-a-frente na FCSH da Universidade Nova
Extrema-direita e antifascistas frente-a-frente na FCSH da Universidade Nova

A faculdade onde foi cancelada uma conferência a proferir por Jaime Nogueira Pinto, marcada para 7 de Março, por alegadamente haver ameaça de desacatos protagonizados por elementos ligados à extrema-esquerda, está a ser palco agora de um frente-a-frente entre elementos de esquerda ligados à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e militantes do PNR.

Contudo, não se trata de um debate. O PNR convocou uma manifestação, precisamente contra o que considera ter sido um caso de censura por parte da Universidade Nova e em resposta um grupo de alunos, ex-alunos e professores da Faculdade uniu-se para organizar uma contramanifestação.

Neste momento confrontam-se no exterior da faculdade os dois grupos. Cerca de 15 a 20 militantes do PNR, incluindo o seu líder José Pinto Coelho, com faixas que dizem “Pelo nacionalismo renovador, liberdade de expressão” de um lado e do outro cerca de 50 elementos ligados à faculdade que procuram abafar os slogans da extrema-direita com gritos de “fascista”.

A polícia está também no local e acabou por intervir quando alguns manifestantes chegaram ao confronto físico. Os grupos estão agora separados, mas continuam as ofensas de parte-a-parte.

A conferência marcada para o dia 7 de Março era organizada pelo grupo Nova Portugalidade. Na altura, o PNR solidarizou-se com os organizadores da conferência mas a Nova Portugalidade rapidamente se dissociou do partido de extrema-direita, afirmando não ter nada a ver com os ideais xenófobos do mesmo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    27 dez, 2018 01:39
    Ó "Roger", aqui pelos vistos proibiram-te de pensar. Escumalha é o que tu és.
  • Roger
    12 abr, 2018 Lisboa 19:10
    A esquerda chama os outros de fascistas, mas é a primeira a proibir tudo que for contrário ao que pensam. Sempre vivendo no mundo da utopia.
  • Anónimo
    30 mar, 2018 01:06
    E aqui pode ler-se os comentários de escumalha de extrema-direita que não são minimamente representativos de uma sociedade civilizada. Não merecem ser apelidados de humanos.
  • Marcio
    05 abr, 2017 Valenca 01:58
    Quero contacto... identifico-me
  • Democrata
    30 mar, 2017 Oeiras 15:58
    Quando se le palavras como mandar para Tarrafal, ofensas a quem não concorda com eles etc so digo bem que estes idiotas fascistas do PNR não vao longe e que sejam bastante massacrados para se calarem de vez fascistas
  • VIRIATO
    22 mar, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 14:27
    Isto de andarem a vender que no tempo de Sr. Dr. António de Oliveira Salazar estava tudo mal e agora é tudo bom...está à vista o resultado da brincadeira de 40 anos desta democracia vergonhosa, temos que mamar opiniões de vermes que pertencem ao clube billberg, esses sim fascistas neo-liberais que enriquecem à custa do meu trabalho, e com ajuda dos mordomos do psd e do ps. Este é um país que com a propaganda feita pelos jornaleiros do costume vão intoxicando a mente dos Portugueses. Acordai portugueses, que o resultado de termos chegado ao ponto de termos refugiados como primeiro ministro, levam-nos ao enchuvalhanço diário destes criminosos e assassinos civilizacionais da VELHA EUROPA, distinta e orgulhosa de ser diferente. Ainda estamos a tempo de acordar e mudarmos isto. Vamos dar força ao PARTIDO NACIONAL RENOVADOR e tornarmos a ter orgulho em ser VERDADEIROS PORTUGUESES.
  • antonio pais
    22 mar, 2017 lisboa 11:18
    O comportamento do PNR, exemplar como sempre. Demonstrou à sociedade de que lado está a razão. E esta razão poderá ser espelhada nas autarquicas... Lisboa Barreiro Almada Oeiras Santarem Coimbra StM Feira... etc.
  • André Souza
    22 mar, 2017 Alverca 09:45
    Tadinhos os de esquerda são tão bonzinhos! Tenham dó!
  • Miguel Botelho
    22 mar, 2017 Lisboa 08:54
    Nome e Contribuinte, que tal uma visita ao antigo campo de concentração do Tarrafal, para ver o que a vossa mentalidade fez em relação à pluralidade de opiniões?
  • Transmontano
    22 mar, 2017 Vila real 08:50
    Há muito que me estava a c... para as eleições mas perante este triste espectáculo vou começar a votar no PNR. Viva Portugal. Fora com a canalha traidora.

Destaques V+