Tempo
|
A+ / A-

CAP. Reforma das florestas "é globalmente negativa"

21 mar, 2017 - 14:29 • André Rodrigues

O presidente da Confederação de Agricultores de Portugal diz que a reforma das florestas "não atinge o âmago da questão, que é prevenir os fogos florestais".

A+ / A-

O presidente da Confederação de Agricultores de Portugal (CAP), João Machado, considera que a reforma das florestas anunciada pelo Governo é globalmente negativa porque não resolve os principais problemas do sector.

"Temos uma reforma florestal que tem um conjunto de diplomas - que são 12 - e não atinge o âmago da questão, que é prevenir os fogos florestais", começa por apontar o presidente da CAP, em conferência de imprensa.

João Machado defende que o conjunto de medidas aprovadas esta terça-feira pelo Governo também "não atinge aquilo que é um flagelo no nosso país, nos últimos anos, que é o abandono de terras que se tornam matos".

"O abandono de terras que se tornam de matos é muito superior àquilo que são as plantações florestais e o eucalipto é só uma pequena parte disso. Portanto, o abandono cresce a um ritmo muito superior à área florestal, a área florestal até tem diminuído."

"Esta reforma proíbe a plantação de eucaliptos em novas áreas e João Machado critica que se coloque um travão a uma actividade que é rentável em Portugal e que pode ser a resposta para terrenos que estão abandonados: "Privamos o país de investir na espécie florestal que mais rendimento dá aos produtores e que tem, obviamente, mais receptividade por parte da produção e, em simultâneo, impossibilitamos que terrenos que estão, neste momento, com outras espécies florestais ou abandonados e que têm matos sejam florestados."

"Globalmente, a reforma é negativa para o nosso país", rematou o presidente da CAP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+