O site da Renascença usa cookies. Ao prosseguir, concorda com o seu uso. Leia mais aqui.
A+ / A-

Cáritas de Lisboa. Donativos são “escrupulosamente” geridos

21 mar, 2017 - 10:30 • Ecclesia

A garantia é dada através de um comunicado, no qual a instituição considera “abusivo e falso” o teor de informações que têm vindo a público.
A+ / A-

A Cáritas Diocesana de Lisboa reagiu esta terça-feira às recentes notícias que colocam em causa a sua gestão financeira e afirmou que os donativos recebidos são geridos “escrupulosamente” pela organização católica.

"O que se recebe é escrupulosamente gerido no tempo para que os pobres da diocese, e esses sim, sejam os seus destinatários, no apoio imediato mas também na promoção das respectivas situações de vida, razão porque são sobretudo os serviços de proximidade a fazer a triagem e o apoio directo", assinala num comunicado.

A Cáritas Diocesana de Lisboa sublinha que “vive maioritariamente de donativos”, os quais são “criteriosamente usados no apoio directo a pessoas muito carenciadas”.

“Este apoio não se traduz apenas em dinheiro ou no que este possa comprar, nem na quantidade de produtos e equipamentos angariados e dados a quem deles precisa. A Cáritas Diocesana de Lisboa é uma entidade de segunda linha”, acrescenta a organização católica.

O comunicado sublinha a importância do atendimento directo a quem passa por necessidades, um compromisso profissional “que também tem os seus custos”.

“É também de bom senso referir que o que hoje se recebe, não sendo para responder a situações de crise imediatas, como são as calamidades naturais ou as situações provocadas pela mão humana, não se distribui nem se esgota em dois ou três dias”, refere.

A Cáritas Diocesana de Lisboa considera “abusivo e falso” o teor das informações que têm vindo a público, distanciando-se dos “escândalos” gerados nos meios de comunicação.

A “recente agitação mediática” é justificada pelo processo ligado a uma herança em favor da organização católica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.