Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Dúvidas? Não. A Terra está mesmo a aquecer

22 mar, 2017 - 12:42 • Rosário Silva

"CLIMA Expo 360º" é uma exposição que chega ao Alentejo para mostrar realidade e apontar pistas para mitigar o impacto das alterações climáticas.

A+ / A-

Foto: DR

As alterações climáticas causadas pelas emissões de gases com efeito de estufa resultante das actividades humanas é o tema que dá mote à exposição "CLIMA Expo 360º", uma criação original de Universcience – Sience Actualités (Paris).

Depois de percorrer diversos países, chegou a Portugal em versão bilingue português-francês e está patente em Évora, por iniciativa da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Compreender o sistema climático através das últimas observações, simulações e análises de vários cientistas é um dos objectivos da exposição que quer deixar, também, um alerta para a importância da mobilidade sustentável, da economia de baixo carbono e para os impactos sociais das alterações climáticas.

“Não é preciso ser-se especialista em alterações climáticas para se perceber que algo está a mudar no nosso clima”, diz à Renascença o director regional do Alentejo da APA, André Matoso.

“É importante que as pessoas possam ver pormenores daquilo que se ouve falar e aprofundar mais alguns aspectos”, acrescenta.

“O que acontece nos mares, o que acontece nas florestas, o que acontece noutros pontos do mundo, os possíveis porquês, o que fazer para nos adaptarmos, para tentarmos combater este fenómeno”, questões que encontram resposta na exposição patente até ao início de Abril no espaço expositivo da CCDR, em Évora.

A exposição, que inclui também informação específica sobre o caso português, está disposta em torno de quatro vertentes: o aquecimento global – diagnóstico e impactos; as causas do aquecimento global e a responsabilidade humana; os cenários de emissões de gases com efeito de estufa e a evolução do clima; o planeta à procura de soluções para o desafio climático.

“Não é preciso ter habilitações académicas para aferir que o clima está a mudar”, insiste André Matoso.

“Na semana passada, ainda Inverno, num dia, registámos no Alentejo, 28 graus. Isto só por si não diz muito. É um dia, não é anómalo e não significa que estamos em processo de alterações climáticas”, adianta. Porém, prossegue, “depois de olharmos para o ano passado que foi o ano mais quente desde que há registo, e o de 2015 já tinha sido o anteriormente mais quente, então já estamos perante registos factuais de que do ponto de vista da temperatura isso está a acontecer”.

Para este responsável da APA, há matéria suficiente para inquietar as pessoas e alertá-las para a necessidade de mudar comportamentos.

“Não vale a pena culpar apenas os outros. O futuro do planeta está também nas nossas mãos”, alerta. “A forma como tomamos banho, como regamos o quintal, entre muitas outras coisas. São pequenos gestos, que podem fazer a diferença, reflectindo-se em nosso benefício e em benefício das próximas gerações”, diz André Matoso.

A "CLIMA Expo 360º" dá conta da influência que tem o impacto da intervenção humana na perturbação do sistema climático, mas aponta, também, pistas sobre o tipo de estratégias que podem ajudar a reduzir emissões, de forma a mitigar os riscos, bem como a uma melhor adaptação aos impactos que são já irreversíveis.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • otário cá da quinta
    22 mar, 2017 coimbra 20:07
    Pode ser que venha-mos a não ter de pagar o GÁS das botijas ao preço do OURO, já que pode bastar por as panelas ao sol e cozinhar os alimentos, mas pensando bem, deve ser a RAZÃO porque já vamos ter de pagar o Sol que nos chega. Está tudo pensado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
  • Peter Stallinga
    22 mar, 2017 Faro 16:27
    Enquanto dá muito negócio para essas tretas. Afinal, ALGUÉM ganha com a "Clima Expo 370º". Eu, com os meus projetos de ceticismo, nunca recebo nem sequer um cêntimo. Assim "todos estão de acordo". Pois, quem não está de acordo não tem meios de comunicação. Pessoal. Estão a ser enganados EM GRANDE.
  • guça
    22 mar, 2017 porto 16:14
    Mais um artigo de propaganda da religião chamada aquecimento global.
  • vitor
    22 mar, 2017 lisboa 15:43
    É verdade que o homem tem alguma influência. Mas tanto o aquecimento como o arrefecimnto são ciclicos. Basta alterações do eixo da terra, alterações solares, etc. Anda é muita gente a ganhar dinheiro com isto.
  • ArturAntunes
    22 mar, 2017 Portugal 15:06
    e lá vêm os defensores do Trump dizer " FAAAAAAAKE! "
  • manuela antunes
    22 mar, 2017 B. Baixa 14:00
    E DEPOIS HÁ-DE ARREFECER...E DEPOIS HÁ-DE VOLTAR A AQUECER... E DEPOIS HÁ-DE VOLTARA ARREFECER....E POR AÍ FORA...ATÉ AOS CONFINS DO PLANETA. É A REACÇÃO NATURAL DO UNIVERSO; E DEIXEM-SE DE ALARMISMOS. VIVAM A VIDA!

Destaques V+