Tempo
|
A+ / A-

Lesados do Banif acorrentados em Lisboa

20 mar, 2017 - 08:01

O Santander comprou o banco, mas os clientes dizem ter sido esquecidos.

A+ / A-
Lesados do Banif em protesto em Lisboa
Lesados do Banif em protesto em Lisboa

Veja também:


Doze clientes lesados do Banif (e do Santander, como fazem questão de dizer) estão, esta segunda-feira de manhã, acorrentados em frente aos escritórios do banco espanhol.

Queixam-se de terem sido esquecidos e reclamam um tratamento igual ao que foi dado aos lesados do Banco Espírito Santo (BES).

Há um ano que esperam por uma solução e ainda não obtiveram resposta, alegam. Dizem-se lesados também do Santander, porque, como explicou um dos manifestantes à Renascença, o banco comprou a franquia do Banif e transferiu os clientes para o Santander, alterando, nessa transição, as condições de crédito.

Além disso, dizem ter recebido uma carta com um tom ameaçador, a pedir que não fosse usado o nome, marca e imagem do Santander nas comunicações dos lesados – isto, porque, segundo o banco espanhol, as pessoas que subscreveram produtos de investimento junto do Banif não sofreram qualquer lesão por parte do Santader Totta e, portanto, não podem intitular-se como lesados.

Os lesados do Banif, por seu lado, o que querem é sentar-se à mesa com o Santander e resolver, de vez, todas as questões.

Um ano à espera

Em menos de uma década, o Banif protagonizou a terceira história de ruína no sistema financeiro português. Carlos Costa, governador do Banco de Portugal, voltou a estar no centro da polémica.

Tudo começou em 2011. As contas do Banco Internacional do Funchal entraram no vermelho e o Governo de Pedro Passos Coelho decidiu nacionalizá-lo, injectando 1.100 milhões, dos quais recuperou 275 milhões.

A solução encontrada, depois de muita polémica, chegou em Dezembro de 2015, com o Santander Totta a comprar o Banif por 150 milhões de euros. Mas os 500 clientes lesados do Banif não ficaram satisfeitos e decidiram avançar com acções judiciais.

Comparando com a solução encontrada para os lesados do BES, dizem ter havido “dois pesos e duas medidas”, algo que não aceitam. Exigem, por isso, ser ressarcidos dos seus valores.

Em Fevereiro de 2016, o presidente da comissão executiva do Santander Totta disse, nos Açores, que estava a ser estudada a situação dos clientes do ex-Banif subscritores de obrigações subordinadas.

Em Dezembro do ano passado, em entrevista à Renascença e jornal “Público, Diogo Lacerda Machado, negociador em nome do Governo no caso dos lesados do Banco Espírito Santo, reconheceu que a solução do Santander pode não ser a ideal.

“Pode ser que o banco Santander, tendo percebido que a solução não funcionou para a larguíssima maioria destes lesados, desenhe agora uma outra solução”, admitiu, fazendo também saber ao Santander que tal proposta “seria certamente um gesto muito apreciado” e que as conversas exploratórias que manteve com o banco de capital espanhol correram bem.

“Não senti que não viesse a haver uma possibilidade adiante. Não mais do que isso”, rematou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • André
    20 mar, 2017 Lisboa 11:01
    Existia uma forma muito simples de resolver isto: quem teve retenção sobre os juros nos 12 meses anteriores, teria direito aos 100% do capital investido. Quem não teve, perdeu tudo e que processe os dirigentes do banco e a comissão de auditoria. Entres o BES e BANIF, quase 98% destes "lesados" NUNCA PAGARAM QUALQUER IMPOSTO sobre os juros que recebiam limpinhos. Se não pagavam impostos, é porque não eram depósitos.

Destaques V+