Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Maria Luís Albuquerque. “Confesso que não vejo injustiça" na classificação "lixo"

17 mar, 2017 - 22:40

Antiga ministra das Finanças diz estar desiludida por Portugal continuar "nesta situação".

A+ / A-

A ex-ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque não vê "injustiça" na avaliação da agência de notação financeira Standard & Poor's, que manteve o rating português em 'lixo', mas considerou uma "desilusão" que Portugal continue "nesta situação".

Em Barcelos, para intervir numa conferência organizada pelas mulheres social-democratas do concelho, a também vice-presidente do PSD considerou "razoáveis" os argumentos da Standard & Poor's (S&P) para manter aquela avaliação.

A S&P manteve o 'rating' atribuído a Portugal em 'BB+', ou 'lixo', com perspectiva estável, justificando a avaliação com o elevado endividamento público e privado e com as fraquezas do sistema bancário português, embora admita que o crescimento económico tenha ganho força na segunda metade do ano passado.

"Eu confesso que não vejo injustiça", afirmou, recorrendo aos argumentos da S&P, os quais considerou sere "razoáveis".

"O elevado nível de endividamento, a divida pública, que tinha reduzido em 2015 voltou a subir em 2016, o endividamento privado também continua muito elevado, o crescimento reduziu face àquilo que vinha de 2015 e há uma conjunto de medidas que representam potenciais problemas para a competitividade e criação de emprego", enumerou.

A ex-titular da pasta das Finanças do Governo de Pedro Passos Coelho, lamentou que o actual Governo não tenha conseguido dar "melhores argumentos" à S&P para que Portugal saísse "desta situação de lixo".

Maria Luís Albuquerque confessou-se por isso desapontada.

"É uma desilusão que o país continue nesta situação e que não consiga registar, de facto, as melhorias que estávamos prestes a registar no final de 2015", concluiu.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Lino
    18 mar, 2017 V N Gaia 20:13
    Esta não tem vergonha do que fez ainda tem a lata de aparecer a dar Bitaites
  • portugues
    18 mar, 2017 portugal 19:36
    Esta senhora que caiu do ceu, parece que sabe mas não sabe nada, a senhora andou sempre com uma escova dentro da mala, vem agora dizer aquilo que não sabe, vá trabalhar para as empresas mas não pode porque ninguem a quer.
  • miss swap
    18 mar, 2017 port 17:04
    É coisa que não tem é um pingo de vergonha na cara! Todos nos lembramos das fotos de famiglia que tirou com herr Schauble toda empolgada e comprometida com a sua empenhada subserviência.
  • Joaquim Soares
    18 mar, 2017 Famalicão 16:35
    Sou antipolitico, Sr Maria Luis Albuquerque não seja tão pessimista, não ajuda nada o país, eu sei que é da oposição mas faça uma oposição construtiva coloque as suas ideias cá fora, o que lhe val andar a criticar o governo? nós Portugueses sabemos que este país está mal, e precisamos de pesoas com capacidade para mudar, e afirmo que se a Sra idealizar na prática boas ideias as pessoas dão-lhe mais valor
  • As trapalhadas
    18 mar, 2017 Setubal 15:44
    Para que continuam a dar tempo de antena a esta corrupta/incompetente? Entrevistem esta mulher sobre o caso dos swaps, sobre o Banif, sobre a devolução da sobretaxa que afinal era só conversa eleitoral, sobre as trapalhadas da Banca, em que ela e o governo PSD-CDS andaram metidos, e depois varreram o lixo para debaixo do tapete até passarem as Eleições. Aposto que aí, a nº 2 do PSD nem aparecia para a entrevista.
  • Francisco António
    18 mar, 2017 Lisboa 12:16
    Andou andou e não se disponibilizou para ir à luta nas autárquicas de Lisboa !
  • Eborense
    18 mar, 2017 Évora 10:58
    Eu acho que é uma grande injustiça. Depois da geringonça ter aumentado a dívida pública em 47 milhões de euros por dia, ter aumentado a dívida do SNS em 27 milhões por mês e ter obtido um défice de 2,1 % à custa de cativações e empurrando dívida para a frente com a barriga, acho mesmo uma grande injustiça continuarmos no lixo. Eu acho que é mais estrume, que lixo.
  • APARAGALHOS
    18 mar, 2017 SÍTIO MANHOSO 10:54
    ... ou seja: que a Snra. é lixo, já sabíamos. SÓ QUE OS VERDADEIROS PORTUGUESES IMPORTAM-SE E NÃO SÃO LIXO ! LIXO É A SNRA E O SEU BANDO (DIRECÇÃO). COITADO DO SÁ CARNEIRO !
  • luis costa
    18 mar, 2017 ponta delgada 10:12
    Esta Senhora devia estar calada, fazia um grande favor ao País.
  • F Soares
    18 mar, 2017 A da Gorda 10:05
    Já o Pedro Abrunhosa no "quem me tira os meus fantasmas canta " ... que o caminho se faz entre a seta (ARROW) e alvo"... A Maria está muito profissional

Destaques V+