Tempo
|
A+ / A-

Pinturas de Roque Gameiro ganham nova vida com os Urban Sketchers Portugal

17 mar, 2017 - 12:50 • Cristina Nascimento

Roque Gameiro publicou o livro "Lisboa Velha", com 100 estampas de locais lisboetas. Em 2016, os Urban Sketchers Portugal desafiaram a comunidade de desenhadores a revisitar estes locais.

A+ / A-

O Museu da Aguarela, em Minde, acolhe, a partir de 18 de Março, uma exposição temporária com vários trabalhos do pintor Roque Gameiro e as novas versões dos seus desenhos assinados pelos Urban Sketchers Portugal.

Participam nesta mostra 54 autores, que assinam 81 desenhos, uma pequena parte dos 280 que foram feitos neste projecto.

A exposição estará aberta ao público durante um mês, mas a organização conta realizar mais duas, desta vez possibilitando a mostra de todos os 280 desenhos, em locais ainda a definir.

Roque Gameiro (1864-1935), natural de Minde, ficou conhecido pela procura, identificação e divulgação, através do desenho e aguarela, dos usos, costumes e ambientes dos locais onde vivia e que visitava.

Em 1925, publicou o livro "Lisboa Velha", com 100 estampas de locais lisboetas.

Em 2016 os Urban Sketchers Portugal desafiaram toda a comunidade de desenhadores a revisitar os 100 lugares pintados por Roque Gameiro e redesenhá-los tal como estão hoje. Concluiram que alguns estão tal e qual como estavam há 90 anos; outros locais estão completamente diferentes e outros já não existem.

Desconhece-se o paradeiro da maioria das estampas originais do Roque Gameiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+