Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Apoio de Marcelo a iniciativa de tendência interna incomoda CDS

15 mar, 2017 - 15:10 • Paula Caeiro Varela , Eunice Lourenço

Presidência dá alto patrocínio a conferência com três ex-presidentes do CDS. Justificação: um deles é conselheiro de Estado. No CDS há incómodo.

A+ / A-

É uma conferência com três ex-líderes do CDS, organizada por uma tendência interna do partido e tem o alto patrocínio do Presidente da República, bem patente no selo inscrito no cartaz. O apoio de Marcelo Rebelo de Sousa a uma iniciativa partidária causou surpresa no meio político e até incómodo dentro do próprio CDS

A conferência “Democracia cristã, contem-nos lá!” está marcada para dia 25 de Março no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), em Lisboa.

Fontes do CDS admitiram à Renascença esse incómodo, não só por se tratar de uma iniciativa de uma tendência interna – a Esperança em Movimento -, mas também porque a conferência tem como convidados três ex-presidentes do partido: Adriano Moreira, José Ribeiro e Castro e Manuel Monteiro, que até já abandonou o CDS e criou um outro partido, o Partido da Nova Democracia, que, entretanto, também já abandonou.

Além de Ribeiro e Castro e Manuel Monteiro, a conferência conta com a participação de Adriano Moreira, conselheiro de Estado. E é, precisamente, essa participação que a Presidência da República usa para justificar o alto patrocínio de Marcelo.

“O Presidente da República dá o seu alto patrocínio à conferência sobre um tema político onde está um seu conselheiro de Estado. Não dá ao CDS, nem à tendência”, justificou à Renascença o assessor do Presidente da República para a comunicação social, Paulo Magalhães.

“O debate político é vital para a sociedade e aquela conferência tem a mais-valia de ter um conselheiro de Estado”, acrescenta Paulo Magalhães, lembrando também que “a democracia cristã é um dos elementos fundadores da democracia portuguesa”.

O incómodo do CDS, contudo, terá chegado à Presidência e ao Presidente, em concreto, que ainda no domingo fez questão de ser fotografado ao lado da líder do CDS, Assunção Cristas, na procissão do Senhor dos Passos da Graça, em Lisboa.

A Renascença sabe que a decisão do alto patrocínio da conferência não chegou ao Presidente, foi tratada através da assessoria política que não se terá dado conta do melindre que o selo da Presidência no cartaz poderia causar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Sousa
    15 mar, 2017 Cacém 23:13
    Porque não poderia o Presidente dar o seu patrocínio? É original? É, mas o presidente Marcelo tem encantado por ser original. O tema e os três oradores interessam. Li no Público que, no primeiro ano de mandato, a Presidência da República atribuiu 128 altos patrocínios. Então, o tema Democracia-Cristã, tratado por três ex-líderes partidários, com craveira e reputação, não pode merecer também? O CDS até devia estar orgulhoso e agradecido por isso. O que não se entende é esta intriga, vinda de onde não devia. E quem são os dois ex-líderes críticos? Não se percebe. Ainda anteontem o Dr. Manuel Monteiro elogiava a Drª. Assunção Cristas na SIC-Notícias. E o Dr. Ribeiro e Castro está a ajudar a direção do CDS a descalçar a bota nas autárquicas de Sintra. Será o "crítico" o Prof. Adriano Moreira? Só por anedota.
  • Silva
    15 mar, 2017 Coimbra 17:38
    Pe na poca
  • os rapazolas
    15 mar, 2017 lx 16:50
    que tomaram conta do PSD e do CDS, aprendizes de feiticeiros e apeladores à vinda do diabo, andaram 4 anos a reboque de uma troika, sem terem qualquer programa proprio para o país, apesar de se gabarem de terem feito reformas, que mais não foram do que cortes cegos para o empobrecimento dos portugueses e a destruição das famílias e das empresas. Tudo para impressionarem e serem subservientes aos ditames do exterior, porque segundo nos impingiam, não havia alternativas!... Qualquer capataz não faria melhor! Quem não se recorda da celebre reforma do Estado do Portas, que não passou de umas miseras páginas, sem eira nem beira!
  • Carlos Gonçalves
    15 mar, 2017 Seixal 16:50
    ...foi tratada através da assessoria política que não se terá dado conta do melindre que o selo da Presidência no cartaz poderia causar. E eu acredito no pai natal!!
  • Jose Mendes
    15 mar, 2017 Lisboa 16:14
    Mas o Palácio de Belem virou Júlio de Matos sem psiquiatras para tratar dos doentes mentais...isto é completamente absurdo, este país é de loucos varridos!!!
  • TUGA
    15 mar, 2017 lisboa 16:07
    Essa grupelho que se diz de direita, quer é protagonismo para chegar a bons tachos!!! a prova está mais que evidente!! veja-se o portas o nuncio esta cristas a assessoria jurídica da obra do Tua deu-a ao seu escritório de advogados dela mal entrou no ministério deu logo tachos a colegas da faculdade. etc. Aquilo é um grupelo que de direita não tem nada todos querem é protagonismo para chegarem a tachos

Destaques V+