Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Presidente do Montepio diz que "não há risco de falência"

14 mar, 2017 - 15:38

Tomás Correia garante que a maior associação mutualista de Portugal tem recursos para fazer face às responsabilidades perante os seus mais de 600 mil associados.

A+ / A-

O presidente da Associação Mutualista Montepio Geral garantiu, esta terça-feira, que não há risco de falência da entidade, que tem recursos para fazer face às responsabilidades perante os seus associados.

"A questão mais chocante para nós foi a afirmação de uma espécie de falência relativamente a esta associação. Estamos perante uma afirmação que não corresponde à realidade e é bom que afirmemos isso com veemência, é alarmista, não ajuda o movimento mutualista, o sector financeiro português, não ajuda os portugueses e as portuguesas e não ajuda os associados e as associadas", afirmou António Tomás Correia em conferência de imprensa, na sede da Associação Mutualista em Lisboa.

O responsável afirmou ainda que a maior associação mutualista de Portugal tem recursos para fazer face às responsabilidades perante os seus mais de 600 mil associados.

"O nosso balanço que rondará os 3.800 milhões de euros corresponde a responsabilidades hoje calculadas ao final da manhã de 3.100 milhões de euros perante associados", afirmou, garantindo ainda que os activos da Associação Mutualista, como imobiliário, estão registados em balanço "subvalorizados".

Tomás Correia afirmou que estes cálculos "oferecem tranquilidade" e mostram a "gestão conservadora e rigorosa" que tem sido feita na Associação Mutualista.

O Público noticia na edição desta terça-feira que, no final de 2015, a Associação Mutualista Montepio Geral tinha 107 milhões de euros de capitais próprios negativos, ou seja, o passivo (o que deve) é superior ao activo (o que possui), o que se designa por falência técnica em contabilidade. Este cenário pressiona a Caixa Económica Montepio Geral, principal participada da Associação Montepio, que precisa de repor capital.

Como explica o jornal, 'falência técnica' tal não significa que a entidade nessa situação tenha de ser dissolvida, mas obriga a que sejam tomadas medidas, caso da injecção de capitais pelos sócios.

A Associação Mutualista Montepio Geral é o topo do Grupo Montepio e tem como principal empresa subsidiária a Caixa Económica Montepio Geral (CEMG), que desenvolve actividade bancária.

Em 2015 (últimas contas conhecidas) teve prejuízos de 393,1 milhões de euros, justificados com imparidades que teve de constituir para fazer face a eventuais perdas com a participação na CEMG e no Montepio Seguros (inclui a Lusitânia).

Quanto à CEMG, teve um prejuízo de 67,5 milhões de euros até Setembro de 2016. As contas anuais ainda não são conhecidas.

Apenas no terceiro trimestre, entre Julho e Setembro de 2016, a instituição apresentou um lucro de 144 mil euros, tendo o Expresso divulgado que esse resultado foi conseguido em grande parte com uma operação financeira que posteriormente foi anulada.

A Associação Mutualista Montepio Geral é liderada por Tomás Correia, que durante anos acumulou a liderança da Caixa Económica, da qual saiu no verão de 2015, quando o Banco de Portugal forçou a separação da gestão.

Já o banco mutualista é desde então presidido por Félix Morgado e é conhecido que a relação entre os dois responsáveis não tem sido fácil.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rm
    14 mar, 2017 23:50
    Prisao Perpetua JA !   Só 4 paises europeus não teem entre eles Portugal.   O Madoff nos EUA foi investigado durante 8 anos e no fim foi condenado a 150 anos de prisão !    E   aqui em Portugal ?   Brincam aos policias e ladrões porque são uns cobardes !    Quem não deve não teme.
  • rm
    14 mar, 2017 23:46
    Prisao Perpetua JA !   Só 4 paises europeus não teem entre eles Portugal.   O Madoff nos EUA foi investigado durante 8 anos e no fim foi condenado a 150 anos de prisão !    E   aqui em Portugal ?   Brincam aos policias e ladrões porque são uns cobardes !    Quem não deve não teme.
  • SALAZAR
    14 mar, 2017 LX 23:05
    AQUI HÁ CENSURA. NÃO PUBLICAM OS MEUS COMENTÁRIOS. ESTE JORNAL NÃO É SÉRIO POIS NÃO ADMITE A DIFERENÇA DE OPINIÃO.
  • Peter Pan
    14 mar, 2017 bbbbbbb 20:48
    bye bye Montepio ! mais um !, ai de vos se nao correm amanha para tirar de la o dinheiro........
  • SALAZAR
    14 mar, 2017 LX 18:31
    OS OUTROS TAMBÉM DIZIAM TODOS ISSO E QUE NUNCA ROUBARAM UM CÊNTIMO...
  • César Lopes
    14 mar, 2017 Leiria 17:41
    Eu sou sócio da Mutualista à mais de 50 anos. É preciso mais transparencia e competencia nestas coisas. Com o BES/GES, tambem não havia problema, e foi o que todos sabemos, e não há responsáveis, ou pelo menos estão todos a fugir com aquilo onde se levam injecções. O actual presidente é por enquanto arguido num processo conhecido e continua tudo normal. Começo a ficar farto de todos estes gestores que ultimamente só apresentam prejuizos. Ou me engano muito ou começa a haver demasiada incompetência. É preciso que os sócios do Montepio Geral estejam mais atentos e actuantes para não sermos enganados.
  • EUGÉNIO BAPTISTA
    14 mar, 2017 COVILHÃ 17:41
    Acredito tanto como numa "vaca voadora"...
  • GANGSTERS
    14 mar, 2017 Lx 17:17
    Pelo sim pelo não vou tirar de lá o graveto antes que estes gangters fiquem com ele...País de gente pouco séria ou corrupta e cheia de esquemas...
  • RUI
    14 mar, 2017 Londres 17:11
    "não há risco de falência" Ui ui.. onde é que eu já ouvi isto?!!
  • GURU
    14 mar, 2017 Lisboa 17:08
    Claro que tem...mesmo á bocado depositei lá 900€

Destaques V+