Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Montepio com buraco de 107 milhões pode passar a sociedade anónima

14 mar, 2017 - 08:26

Conselho Geral da Associação Mutualista discute esta terça-feira as medidas a tomar para saldar as contas. Pela primeira vez em 175 anos de história, o Montepio fechou 2015 em terreno negativo.

A+ / A-

A Associação Mutualista Montepio Geral, dona do banco com o mesmo nome, apresentava em 2015 capital próprio negativo. Um buraco de 107 milhões de euros que, segundo o jornal “Público”, levou a auditora KPMG a pedir à associação medidas para restabelecer esse capital.

Essas medidas vão ser discutidas esta terça-feira, na reunião do Conselho Geral da Associação Mutualista. Em cima da mesa estarão, segundo o “Jornal de Negócios”, quatro iniciativas possíveis, com vista a evitar a injecção de mais dinheiro no banco por parte dos mutualistas e já acordadas com o Banco de Portugal.

Assim, para reforçar a sua solidez, o Montepio terá de alienar imóveis: nos primeiros nove meses de 2016, conseguiu 99 milhões de euros. Outra medida é vender o crédito malparado, que até Setembro do ano passado rendeu 380 milhões. Há também que reduzir o risco das operações em Angola, com o Finibanco Angola e em Moçambique e com o Banco Terra. E terá ainda de passar a sociedade anónima, em estatuto que permitirá mais margem de manobra.

Em cima da mesa, além da auditoria da KPMG, poderá estar um relatório do Banco de Portugal relativo a 2016, divulgado na semana passada pelo semanário “Expresso” e que indica que o Montepio apresenta um perfil de risco de nível elevado, com exposições estratégicas que não garantem uma gestão sólida e uma consistente degradação da qualidade da carteira de clientes.

O processo deverá estar concluído em Setembro.

Mas como é que o Montepio chegou até aqui?

O Montepio, supervisionado pelo Banco de Portugal, financia-se junto da Associação Mutualista, que é fiscalizada pelo Ministério da Segurança Social. Os mais de 600 mil mutualistas que são convidados a subscrever produtos financeiros mutualistas, cujas aplicações regressavam ao banco sob a forma de capital.

Com activos de 3,7 mil milhões, a exposição da Associação Mutualista às empresas do grupo rondará os 87%. De resto, a situação levou o Banco de Portugal a identificar vários riscos e a aconselhar a adopção de medidas.

Além de financiar o banco Montepio, as poupanças dos mutualistas terão também servido para resolver problemas da crise financeira de 2008.

No total, e segundo contas do jornal “Público”, entre 2011 e 2015, o grupo mutualista encaixou mais de mil milhões de perdas consolidadas. E pela primeira vez nos seus 175 anos de história, o Montepio encerrou o ano em terreno negativo, com prejuízos de quase 400 milhões de euros.

Um dado adicional a todo este processo é que o actual presidente da associação e antigo presidente do banco, Tomás Correia é, segundo o “Expresso”, arguido num caso relacionado “com o financiamento concedido pelo Montepio Geral e BES a um fundo para aquisição de terrenos”.

Segundo o semanário, António Tomás Correia é suspeito de ter recebido 1,5 milhões de euros do construtor José Guilherme, relacionados com um negócio imobiliário.

Por seu lado, em entrevista publicada esta quinta-feira no jornal “Público”, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, disse que o Montepio Geral "está estabilizado e tem uma administração profissional", defendendo maior partilha de informação num novo modelo de supervisão.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jp
    14 mar, 2017 Porto 15:32
    Pelos vistos, há mais um buraco....Neste País é uma festa....Esta gente é que percebe de finanças...Eu também, gostava que me pagassem bem, para só fazer asneiras...
  • daniel pinto
    14 mar, 2017 o. azemeis 13:38
    É tempo do Estado dizer basta. Os Bancos que se "aguentem". O "Povinho" não tem nada com isso...e já devia ter sido assim com o BPN, BESC...etc. etc. Senão habituam-se à recapitalização pública e daqui a meia dúzia de anos, já estaremos esquecidos" e estes gamadores profissionais darão os mesmos golpes- Chega!
  • rosinda
    14 mar, 2017 palmela 12:44
    Segundo o que estive a apurar agora querem levar o governador ao parlamento! Por acaso o parlamento e algum tribunal? O parlamento e um sitio comum onde os deputados se costumam ofender uns aos outros ! E o primeiro ministro esta sempre de cabeca baixa ninguem lhe consegue ver os os olhos porque nao esta a falar para o povo esta simplesmente a ofender o antigo primeiro ministro o que nao lhe permite olhar de frente para as camaras de televisao!
  • Francisco António
    14 mar, 2017 Lisboa 12:42
    Nem Ali Babá e a sua equipa de 40 "artistas" fariam melhor ! EW andam por aí "gordinhos
  • 14 mar, 2017 12:13
    Não adianta nada de nada por muita fiscalidade que exista eles tapam-se e encobrem-se uns aos outros têm sempre algo que os protege de terem que apresentar tudo assim não há hipótese, são todos uma cambada de gatunos e vigaristas
  • Mafurra
    14 mar, 2017 Lisboa 11:41
    Mas será que esses Administradores e Supervisores são TODOS uma quadrilha de gatunos ? É que pelos vistos não escapa um...
  • Petervlg
    14 mar, 2017 Trofa 11:39
    como é que estas pessoas "Super Gestores dos bancos", fazem o que fazem e fica tudo igual. só o poder politico conivente com o poder económico é que origina isto. todos os partidos da assembleia da republica são culpados, todos eles - PS. PSD, CDS, PCP, BE e PAN
  • FRANCISCO PEREIRA
    14 mar, 2017 VILAR DE ANDORINHO 11:11
    Problemas de 2015 e só agora vão ser discutidos ? Para onde foi esse dinheiro ? Já agora ... Também faz parte do grupo do Socrates ?
  • 14 mar, 2017 lisboa 11:09
    Mas quando é que este povo acorda?? Quando é que este povo sai do coma profundo?? se revolta??? e corre com estes abutres TODOS é tudo a roubar para o povo pagar, cada cavadela uma minhoca, NINGUÉM se aproveita é tudo lixo a lixarem-nos a carteira!! Foi para isto o 25 de Abril??
  • DR XICO
    14 mar, 2017 LISBOA 11:03
    Madoff foi investigado, julgado e condenado em 8 meses, não atirem mais areia para os olhos deste povozinho

Destaques V+