Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turquia corta relações com a Holanda

13 mar, 2017 - 21:30

Governo de Ancara também ameaça reavaliar o acordo com a União Europeia sobre o acolhimento de refugiados.

A+ / A-
Turquia corta relações com a Holanda
Turquia corta relações com a Holanda

A Turquia anunciou esta segunda-feira a suspensão das relações diplomáticas com a Holanda. A medida é a resposta às autoridades de Haia, que impediram ministros turcos de participar em acções de campanha para o referendo de Abril.

“Estamos a fazer exactamente aquilo que eles nos fizeram. Não vamos autorizar que aviões com diplomatas holandeses ou enviados aterrem na Turquia ou utilizem o nosso espaço aéreo”, anunciou o vice-primeiro-ministro, Numan Kurtulmus, em conferência de imprensa.

Os que criaram esta crise também são os responsáveis pela sua resolução, declarou o porta-voz do Governo de Ancara.

De acordo com Numan Kurtulmus, a Turquia pode também reavaliar o seu acordo com a União Europeia sobre o acolhimento de refugiados.

A decisão de Ancara acontece depois de a Holanda ter impedido a ministra turca da Família de participar num comício em Roterdão. Tratava-se de uma acção de campanha para o referendo de 16 de Abril na Turquia, que vai decidir o reforço dos poderes do Presidente Tayyp Erdogan.

A ministra acabou por ser expulsa da Holanda e seguiram-se manifestações violentas da comunidade turca nas ruas de Roterdão.

Num discurso esta segunda-feira, o Presidente turco já tinha ameaçado impor sanções diplomáticas à Holanda e apresentar queixa da Holanda junto do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.

Tensão diplomática. Erdogan acusa Holanda de fascismo
Tensão diplomática. Erdogan acusa Holanda de fascismo
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mario
    14 mar, 2017 Portugal 12:56
    Deviam era enviar todos esses Turcos para o seu País e assim desinfestar a Europa de alguns parasitas.
  • Azedo
    14 mar, 2017 cascais 10:48
    Oh João123.....então o Marcelo até festeja o Dia de Portugal em Paris......
  • Fausto
    14 mar, 2017 Lisboa 08:16
    Como podem observar...com este exemplo...este é o mundo civilizado...que vocês julgam que vivem...governado por miúdos...sempre com birra...e a pedir colo...
  • Miguel
    14 mar, 2017 Barcelona 07:45
    De acordo com o comentario de Viriato. A Europa abriu a Caixa de Pandora, agora assumem as consequencias de serem uns otários certinhos. Turco, Árabe, Sirio, ect...é tudo farinha do mesmo saco, nao valem um cara.....todos metidos num barco e afundado no meio do oceano era pouco comparado com o que eles ainda vao fazer a quem lhes abriu a porta. Bem vindos ao Apocalipse meus amigos.
  • joao123
    14 mar, 2017 lisboa 06:17
    Nunca vi ministros de outros países a fazerem campanha e comícios em países sem ser os deles. Talvez os turcos sejam realmente diferentes...Até parece que a Turquia é uma grande democracia com este presidente, basta ver para que serve o tão apregoado próximo referendo...
  • Anónimo
    14 mar, 2017 Sintra 00:49
    Deveria haver mais cuidado na elaboração destes títulos pois a suspensão de relações entre individualidades de alto nível é muito diferente do "corte de relações", o que teria efeitos muito mais graves e abrangentes.
  • VIRIATO
    13 mar, 2017 CONDADO PORTUCALENSE 23:32
    OS PEREGRINOS SEGUIDORES DO ISLÃO ABRIRAM A CAIXA DE PANDORA, AGORA TÊM O BEBÉ NAS MÃOS E AINDA QUERIAM OS TURCOS NA UNIÃO EUROPEIA. TENHO UM CONSELHO PARA OS MULTICULTURALISTAS DE ESQUERDA E DIREITA E A TURMA DO CLUBE BILLBERG....PONHAM MAIS TABACO NISSO, PORQUE A DROGA VAIS SER O VOSSO FIM. MAS O PIOR DE TUDO É QUE EU E OUTROS NÃO FOMOS TIDOS NEM ACHADOS NESTA POUCA VERGONHA DE UNIÃO EUROPEIA, QUE PARA ALÉM DE TER CRIADO A CORRRUPÇÃO E CORRUPTOS, CRIOu O NOVO CAVALO DE TRÓIA QUE ESTÁ A INVADIR A EUROPA E VAI LEVAR A EUROPA A UMA GUERRA CIVIL...NÃO SE ESQUEçAM QUANTOS SÃO HOJE...ASNOS.
  • Leão de Amsterdam
    13 mar, 2017 Amsterdam 22:11
    Cada macaco no seu galho diz o Zé Povinho,o Turco estava a pensar que vinha aquí fazer campanha eleitoral,enganou-se os holandeses sabem bem quem é Endogan, Comicios devem ir faze-los no Kurdistão ou na Turquia

Destaques V+