Tempo
|
A+ / A-

Inquérito à Caixa. “Não permitirei que esta seja a comissão dos SMS”, diz Aguiar-Branco

13 mar, 2017 - 07:56

Social-democrata entende que “vivemos um tempo em que é necessário credibilizar as instituições.

A+ / A-

O presidente da nova comissão de inquérito sobre a Caixa Geral de Depósitos (CGD), o social-democrata José Pedro Aguiar-Branco, assegurou que tudo fará pela dignificação deste instrumento parlamentar e para que esta não seja “a comissão dos SMS”.

Em entrevista à agência Lusa, um dia antes de a comissão de inquérito tomar posse, o antigo ministro da Defesa, que tem estado afastado da primeira linha de combate partidário, disse ter aceitado desempenhar este cargo “por uma questão de dever” e salientou que o ministro das Finanças, Mário Centeno, é “o primeiro interessado” em que a comissão apure toda a verdade dos factos.

“Vivemos um tempo em que é necessário credibilizar as instituições. Num momento em que as instituições precisam de ser reforçadas, quero dar o meu contributo”, justificou.

Questionado se esta comissão não poderá ficar demasiado centrada na troca de comunicações, inclusivamente mensagens telefónicas (SMS), entre Mário Centeno e o anterior presidente da Caixa, António Domingues, o futuro presidente da comissão respondeu negativamente.

“No que depender de mim, não vou permitir que esta seja a comissão dos SMS, a situação está muito para lá da questão dos SMS. Tem a ver com todo um procedimento quanto à nomeação de uma administração de uma instituição importante com dimensão pública, daquilo que é a relação do Governo do país com essa instituição”, enquadrou, dizendo que tal “cai no quadro da acção nobre da Assembleia da República”, fiscalizar os actos do Governo.

Aguiar-Branco salientou que os deputados são, mais do que os representantes dos partidos, membros de um órgão de soberania em representação do povo português.

Questionado sobre a admissibilidade, como deputado e advogado, do pedido – rejeitado liminarmente na actual comissão pela esquerda parlamentar com o argumento de ser ilegal e inconstitucional – das SMS trocadas entre Centeno e Domingues, Aguiar-Branco preferiu reservar a sua posição.

“Quando essa questão se colocar, - há quem entenda que sim e quem entenda que não - no momento certo, darei a minha opinião”, afirmou.

Tentações partidárias em segundo plano

Esperando nunca ter de chegar ao limite do seu antecessor, o social-democrata Matos Correia - que se demitiu da presidência da actual comissão por entender que o regime jurídico dos inquéritos parlamentares estava a ser posto em causa - o antigo líder da bancada do PSD manifestou o desejo de que todos os deputados, muitos ‘repetentes’ na primeira e segunda comissões sobre a CGD, tenham retirado ensinamentos.

“No que depender de mim, tentarei que aquilo que são as tentações partidárias fiquem num papel secundário em relação ao que é o papel primeiro de um deputado – esclarecer a verdade e a verdade material. Não a verdade formal, que depende dos mecanismos procedimentais, mas a verdade material, aquilo que aconteceu mesmo”, defendeu.

Um dos pontos centrais da futura comissão – e que está expresso no requerimento que a fundamenta - será apurar se "é verdade ou não que o ministro [das Finanças] negociou a dispensa da apresentação da declaração de rendimentos [de António Domingues]", o que tem sido negado por Mário Centeno.

Sobre o actual clima crispado que se vive no parlamento e as acusações do PSD de “asfixia democrática”, Aguiar-Branco diz preferir responder pela positiva.

“No que depender de mim, fá-lo-ei sempre na tentativa de que essa percepção e essas críticas sejam o mais possível minimizadas. Neste momento, temos de fazer um esforço de dignificar essa dimensão do exercício de serviço público para que a qualidade da democracia seja mais forte do que a que tem sido nos últimos tempos”, afirmou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vaca voadora
    13 mar, 2017 Santarém 21:40
    Os esquerdolas afinal só parecem interessados em verdades que condenem a direita, quando lhes toca pela porta limitam-se a provocar como meio de defesa!.
  • Eborense
    13 mar, 2017 Évora 16:54
    Ó Dr! Então o Dr. ainda não sabe quem roubou? Anda muito distraído.
  • Luis
    13 mar, 2017 Lisboa 11:35
    Este deputado de certeza, de certezinha que a primeira coisa que vai fazer é exigir que seja publicada a lista das Imparidades. Ele, o PSD e o CDS em peso. Acreditem mesmo porque este deputado bem comos todos os do PSD/CDS têm uma grande "elevação de carácter".
  • DR XICO
    13 mar, 2017 LISBOA 11:14
    Espero que seja tudo bem esclarecido com nomes e tudo incluindo os empréstimos a gente do PSD que se encheu de guito. Eles que venham sem medos o povo vai gostar de saber quem o roubou.
  • qual é?
    13 mar, 2017 lis 09:06
    A credibilidade deste sujeito depois do que fez como ministro do anterior governo? Já lhe faltava um tacho!...Pelo que afirma é estranho que não se tenha empenhado na outra comissão de inquerito que ainda está em curso e cujos objectivos são os que agora, manhosamente, nos quer fazer crer que pretende!
  • a xico espertice
    13 mar, 2017 port 08:39
    Para nos atirar areia para os olhos! Depois de estar tudo ultrapassado e a Caixa a funcionar com uma nova administração tudo isto não passa de chicana politica por parte dos PSDs Passistas que já não sabem o que fazer para desestabilizarem o País. Esta seita que fez do PSD um bunker de rapazolas, pensa que os portugueses são todos estupidos.

Destaques V+