Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Marquês. Sócrates interrogado pela terceira vez

13 mar, 2017 - 06:34

O ex-primeiro-ministro está indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais.Processo conta com 25 arguidos.

A+ / A-

O Ministério Público interroga esta segunda-feira, pela terceira vez, José Sócrates, arguido no processo "Operação Marquês", a escassos quatro dias do prazo anunciado para a conclusão do inquérito.

O interrogatório a ex-primeiro-ministro - indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais - deverá incidir sobre os últimos elementos dos autos relacionados com os negócios da Portugal Telecom (PT) e com a transferência de vários milhões de euros do Grupo Espírito Santo (GES) para o empresário Carlos Santos Silva, apontado como o ‘testa de ferro’ do antigo líder socialista.

“Sem factos ou provas que sustentassem as imputações que lhe serviram para prender José Sócrates, o Ministério Público ensaia agora nova fuga para a frente e tenta envolver José Sócrates nos processos da PT e do BES”, consideraram em comunicado, na sexta-feira, os advogados do ex-primeiro-ministro.

Para concretizar a diligência, o MP notificou a defesa para comparecer hoje no Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Lisboa, solicitando à defesa que notificasse Sócrates para o interrogatório complementar.

Contactado no domingo, João Araújo garantiu à Lusa que Sócrates vai efectivamente comparecer ao interrogatório, depois de terem surgido dúvidas sobre a forma escolhida para notificar o ex-primeiro-ministro.

Processo conta com 25 arguidos

A inquirição de Sócrates surge após o empresário Carlos Santos Silva ter sido novamente interrogado, na passada sexta-feira, com a Procuradoria-Geral da República a divulgar que "estão, ainda, previstos interrogatórios de outros arguidos no decurso" da semana que hoje se inicia.

Com esta ‘maratona’ de interrogatórios na recta final do prazo para a conclusão do inquérito, têm crescido as dúvidas sobre se o MP terá a investigação completamente pronta até dia 17.

A "Operação Marquês", conta até ao momento, com 25 arguidos - 19 pessoas e seis empresas, quatro das quais do Grupo Lena.

Entre os arguidos estão Armando Vara, ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos e antigo ministro socialista, Carlos Santos Silva, empresário e amigo do ex-primeiro-ministro, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista de Sócrates, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, ex-administradores da PT, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro e o empresário luso-angolano Hélder Bataglia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • André Souza
    13 mar, 2017 Alverca 11:23
    Quando os pulhas são pulhas a teia é complicada. Tanta inocência. TRISTE POVO ESTE!
  • Eborense
    13 mar, 2017 Évora 11:11
    Mas para quê tanta interrogação? O Sr. Engenheiro é inocente e ponto final. Não se vê logo pela cara dele, que é um inocente ao qual estão a fazer uma cabala? Já chateia!

Destaques V+