Tempo
|
A+ / A-

Marcelo. Turquia e Holanda devem ultrapassar divergências

12 mar, 2017 - 17:43

Chefe de Estado considera essencial “defender a paz e a harmonia na Europa”.

A+ / A-

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, espera que rapidamente a Turquia e a Holanda ultrapassem as divergências dos últimos dias.

“Espero que seja rapidamente ultrapassada [a divergência] porque é importante para a Europa que não haja divisões, que não haja o questionar do relacionamento da União Europeia (UE) e um país que tem um acordo com a UE por causa dos refugiados e migrantes”, disse.

Marcelo reforça que também “conviria que não houvesse uma subida dos populismos na Europa”.

“O que interessa é olhar para o futuro da Europa e defender a paz e a harmonia entre as pessoas, os povos e os estados”, referiu o Chefe de Estado à margem da procissão do Senhor dos Passos da Graça, em Lisboa.

Holanda e Turquia têm estado de costas voltadas. Ministros turcos têm tentado fazer comícios pró-Erdogan em vários países europeus antes do referendo que reforçará os poderes do Presidente em caso de vitória.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jack
    15 mar, 2017 Vila Franca 15:59
    O presidente da República portuguesa, neste artigo diz aquilo que se chama "uma verdade de lá pisse". Não tem nada mais útil para fazer....
  • Joaquim Soares
    12 mar, 2017 Famalicão 21:38
    Sr. Presidente falar ainda não paga impostos portanto fale à vontade, agora trate das divergencias no nosso país e deixe os outros resolverem os problemas deles, a Europa estará preparada para tal
  • kkk
    12 mar, 2017 lx 20:51
    Como podem os europeus dizer 'amen' com estes islâmicos disfarçados? Adesão da Turquia à UE, NUNCA!!! Merkel e Hollande, entendido?!!
  • Joao
    12 mar, 2017 Lisboa 20:49
    Felizmente à países em que os chefes de estado têm os seus valores acima de populismo e show off
  • Joao
    12 mar, 2017 Água todo o ano 20:20
    Quer tentar mediar a contenda entre aqueles dois países , sr. presidente? Vai ter trabalho difícil. Principalmente com o Sr. erdogan
  • Manuel Simao
    12 mar, 2017 Porto 19:55
    Ó Marcelo, fica-te mal tanta diplomacia. Não sejas hipócrita.
  • Mario
    12 mar, 2017 Portugal 19:14
    Que não se meta para onde não foi chamado se gosta muito de turcos que vá para lá. O governo Holandês não perguntou-lhe a sua opinião por isso fique fora de um assunto que em nada lhe diz respeito.
  • Carlos Costa
    12 mar, 2017 Santarem 18:51
    Mas o que tem Marcelo a ver com este assunto??????

Destaques V+