Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afinal, quantos resíduos produzimos em Portugal?

12 mar, 2017 - 10:33

Associação ambientalista Zero diz que não se sabe ao certo. As empresas dizem que reciclam mais resíduos do que aqueles que existem, afirma Rui Berkemeier.

A+ / A-

Os dados da Agência Portuguesa do Ambiente e os da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos não coincidem. O alerta chega da associação ambientalista Zero.

Por explicar fica, assim, o desaparecimento de quase 200 mil toneladas de resíduos recolhidos, mas que não aparecerem nos locais de tratamento.

Além disso, “há dados sobre os sistemas de tratamento de resíduos que estão na ERSAR que não estão correctos. Há dois casos exemplificativos, da Resinorte e da Resiestrela, que dizem que reciclam mais resíduos orgânicos do que aqueles que existem”, denuncia o ambientalista Rui Berkemeier.

Na opinião deste especialista em resíduos, “não é aceitável que as entidades públicas recebam dados que não estão minimamente correctos e os despejem para um relatório sem os validarem. É bastante grave porque descredibiliza todo o sistema de reporte de dados sobre resíduos”.

Portugal desconhece, assim, a quantidade de resíduos sólidos urbanos que produz e recicla. A não existência de um sistema único de gestão de resíduos torna tudo mais difícil.

Num comunicado enviado este domingo às redacções, a associação indica ainda ser impossível indicar, assim, qual a taxa de reciclagem de resíduos urbanos em 2015 nem perceber os verdadeiros dados da recolha selectiva.

A Zero pede, por isso, que o Ministério do Ambiente tome medidas para que seja criado um sistema credível de recolha e validação de dados nesta matéria.

Portugal tem, no âmbito da Comissão Europeia, metas a cumprir na reciclagem do lixo urbano, mas não está, neste momento, “em condições de apresentar dados credíveis”, defende Rui Berkemeier.

"Há muitas questões em jogo, não só ambientais, como as taxas de reciclagem e compromissos europeus, mas também fluxos de dinheiro entre entidades gestoras de embalagens, entre os sistemas e o Estado. Se não houver dados credíveis, todo o sistema é posto em causa", alerta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • grado
    13 mar, 2017 belmonte 12:02
    Quantos resíduos TÓXICOS produzimos em Portugal perguntam estes cavalheiros! QUE DIABO, basta pensarem quantas JUVENTUDES DE PARTIDOS POLITICOS EXISTEM e bastam estas para intoxicarem o país e como somos tão bons nisto, que depois de criada a famigerada U.E. estes tóxicos se espalharam por toda a Europa, introduzindo-se em tudo quanto é poder e já lá vão para as américas.

Destaques V+