Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sócrates vai mesmo ser acusado de corrupção. Interrogatório na segunda

11 mar, 2017 - 09:18

Advogados do anterior primeiro-ministro falam em novas falsidades e insultos infames.

A+ / A-
288 dias (preventiva) + 42 dias (domiciliária) = O filme da prisão de Sócrates
288 dias (preventiva) + 42 dias (domiciliária) = O filme da prisão de Sócrates

José Sócrates vai ser interrogado, pela terceira vez, na segunda-feira à tarde e deverá ser mesmo acusado de corrupção passiva.

A notícia da acusação é avançada pela imprensa deste sábado de manhã, segundo a qual o antigo primeiro-ministro será também acusado de fraude fiscal e branqueamento de capitais.

Citando fontes do Ministério Público, “Expresso” e “Correio da Manhã” garantem que os investigadores têm prova consolidada para a acusação. Os actos foram praticados enquanto esteve à frente dos seus Governos, mas depois há versões diferentes quanto aos valores dos subornos que José Sócrates terá recebido.

Segundo o semanário “Expresso”, Sócrates terá recebido 23 milhões de euros através de contas na Suíça, alegadamente do amigo Carlos Santos Silva mas que na verdade seriam suas.

O “Correio da Manhã” fala em 32,8 milhões de euros.

O dinheiro recebido pelo ex-primeiro ministro terá servido para beneficiar o empreendimento de Vale de Lobo, no Algarve, e para atribuir ao Grupo Lena empreitadas do Parque Escolar e promover a sua expansão internacional, nomeadamente para a Venezuela.

O grande suborno, que o “Expresso” quantifica em 17,5 milhões, terá sido recebido do Grupo Espírito Santo (GES), como compensação por José Sócrates ter apoiado os interesses de Ricardo Salgado em negócios-chave da PT: o chumbo da OPA feita pela Sonae, entre 2006 e 2007, e a venda da VIVO à Telefónica, com posterior compra da OI brasileira, em 2011.

Ainda segundo o semanário, a acusação está a ser escrita por oito procuradores e tem até o envolvimento do próprio director do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP), Amadeu Guerra, para poder está concluída até sexta-feira, dia 17, data em que termina o prazo dado pela Procuradora-Geral da República.

Vários dos 25 arguidos vão ainda ser ouvidos na próxima semana, incluindo José Sócrates, que deverá ser interrogado uma última vez, a terceira, para ser confrontado com as acusações relativas à PT.

Tudo “falsidades e insultos”, dizem advogados

A reacção da parte de José Sócrates chegou ainda antes da publicação do “Expresso”. Em comunicado, os advogados do antigo primeiro-ministro falam em novas falsidades e insultos infames.

Garantem ainda que nunca teve dinheiro oculto em contas na Suíça e as suas relações com os ex-administradores da PT Zeinal Bava e Henrique Granadeiro eram meramente institucionais.


[Notícia actualizada às 12h00, com dados sobre o interrogatório]

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joaquim Fernandes
    30 nov, 2017 Newmarket Suffolk Uk 16:34
    Socrates trata-se de um nome mitologico que outrora incentivou e criou paz e respeito para a humanidade! As pessoas deveriam pensar bem antes de se autopeliarem ou comparar a si mesmas com grandes lendas que existiram e fizeram grandes feitos! Joaquim Fernandes!
  • otário cá da quinta
    11 mar, 2017 coimbra 19:34
    Meus caros senhores que por aqui andam. Há os que atacam Sócrates e há os que o defendem. Todos somos livres de pensar e de também dizer alguma coisa. Antes de mais quero dirigir uma palavra ao Sr. Graciano devido ao seu comentário (NÃO SOU ADVOGADO ): Não sei se sabe que a missão do advogado é defender qualquer RÉU, nem que seja o maior sacana da humanidade e bem haja quando o fazem e não se vendem. ------------------Quanto a SÓCRATES, creio que já não há mais nada a dizer, contudo, PENSEM SÓ NISTO QUE VOU DIZER : Diz-se e quem o diz é a JUSTIÇA, que ele se alinhavou com uns parcos 32 MILHÕES DE EUROS ( Não são 32 mil euros) e em tão pouco tempo. Mas se só para ele foi tão pequena ( ! ) quantia e em tão pouco tempo de governação, calculem quanto este governante sacou ao povo português, para ele e para o tão grande GRUPO com quem ele fez toda esta FALCATRUA, porque SALGADO e os OUTROS, com certeza que mamaram em conjunto, um valor que hoje se pode considerar o MAIOR ASSALTO DE TODOS OS TEMPOS , colocando de lado o famoso ASSALTO AO COMBOIO CORREIO EM INGLATERRA. Agora eu pergunto: SE TODOS OS GOVERNANTES TÊM PROCEDIDO ASSIM AO LONGO DESTES ULTIMOS 40 ANOS ( há com certeza os mais habilidosos ), como pode o POVO DESTE PAÍS SAIR DA MISÉRIA?
  • lv
    11 mar, 2017 lx 16:19
    Os Vidalhos do antigo regime e os Saloios, amigos de procuradeiros corruptos, primeiro prenderam, agora vão interrogar e daqui por muitos anos vão julgar....
  • rosinda
    11 mar, 2017 palmela 12:45
    Um belo de emaranhado que enriquece uns e empobrece outros! Eu prefiro chamar podridao!
  • isidoro foito
    11 mar, 2017 elvas 12:21
    bem os jornalecos do costume , sempre o expresso e o CM ambos já deviam ter sido queimados e seus diretores e jornalistas de meia tixela para o desemprego . O cm está quase na banca rota o outro pouco melhor , depois vao pedir dinheiro ao socrates para os salvar do desemprego mas de 400 euro pois devem comer o pao que o diabo amassou, mas para desilusão deles isto não vai dar em nada há muita gente impotante embrulhada e no fim vao ser estes jornalecos e o estado ainda a terem quepagar indeminizações ao socrates e a mais adorava ver isso e ver este jornalecos de meia tixela a pedir esmola ahahahahha
  • otario ca da quinta
    11 mar, 2017 coimbra 12:02
    SOCRATES VAI MESMO SER ACUSADO !!!!!!!!!!!!!!!! Se o não fosse, seria o maior escândalo na justiça portuguesa. Contudo, creio, que ainda me vai ser tirado algum na minha pensão de reforma, para lhe ser paga uma alta indemnização ! ESPEREM PARA VER !
  • Eborense
    11 mar, 2017 Évora 10:40
    Incrível! O Homem mais honesto que está debaixo do solo, acusarem-no de corrupção. Só neste País. Já não se pode ter um amigo que nos empreste milhões!
  • graciano
    11 mar, 2017 alemanha 10:28
    a minha pergunta e esta-se socrates e culpado se ha provas se ele vai ser condenado pergunto porque motivo os advogados que o defendem nao vao tambem ser presos --porque a ser verdade as acusacoes os advogados estao a defender um criminoso e como tao ladrao e o que rouba como o que fica a porta mas a ser verdade as acusacoes isso so vem dar razao aquilo que eu sempre penssei e pensso dos advogados -eles nao defendem a justica nem a verdade eles defendem o assassino o violador e todos aqueles que lhe pagar bem
  • Margarida Silva
    11 mar, 2017 Famalicão 09:39
    Até que enfim! Este já. está, venham os outros.

Destaques V+