Tempo
|
Crónicas da América
A+ / A-

Empresários luso-americanos da construção apostam no plano de renovação de infraestruturas de Trump

11 mar, 2017 - 00:17 • José Alberto Lemos, em Nova Iorque

Optimismo dominou encontro anual de construtores realizado em Newark, New Jersey. Empresários confiam em Trump para melhorar economia e baixar impostos. E nem o proteccionismo do novo presidente parece factor de preocupação.

A+ / A-

Mais de 100 empresários luso-americanos participaram esta sexta-feira em Newark, New Jersey, Estados Unidos, num seminário anual para analisar oportunidades de investimento.

O plano de recuperação das infra-estruturas do país prometido por Donald Trump, que poderá ascender a 1 trilião de dólares nos próximos dez anos, alimenta as expectativas do sector, que vêem nele a grande oportunidade de aumentar o seu volume de negócios, apesar dos sinais de proteccionismo dados pela nova administração americana.

Estradas, túneis, aeroportos, caminhos-de-ferro, pontes, barragens estão de um modo geral em mau estado na América, o que levou o novo presidente a prometer durante a campanha eleitoral um gigantesco plano de renovação, que visa ainda dinamizar o mercado de trabalho em todo o país.

Naturalmente que o sector da construção civil acalenta expectativas de expansão graças a este plano, depois de vários anos em clima de alguma estagnação na sequência da recessão de 2008 e da implosão da bolha imobiliária. E os empresários portugueses não são excepção nesta matéria.

A prometida descida de impostos sobre as empresas e a renovação das infra-estruturas constituíram por isso os temas principais do encontro, que visa também criar pontes entre investidores radicados nos EUA e os seus congéneres em Portugal.

Carlos Couto, conselheiro financeiro na Morgan Stanley e membro da comunidade portuguesa de Newark, revelou à Renascença a sua convicção no avanço do plano, apesar das dificuldades que a sua aprovação possa ter no Congresso. Recorde-se que muitos membros do Partido Republicano são contra o aumento da despesa pública e por isso não vêem com bons olhos a proposta de Trump.

Ideologicamente avessos ao investimento público e empenhados sobretudo em diminuir a despesa pública, muitos eleitos republicanos ameaçam votar contra o plano de Trump, que, se avançar, acabará por fazer disparar o défice orçamental. Este foi, aliás, o seu argumento quando o presidente Obama apresentou também um plano de renovação das infra-estruturas. Nessa altura, a maioria republicana no Congresso chumbou o plano e recusou qualquer compromisso com a administração que significasse aumento de despesa.

Cerca de oito anos depois, as infra-estruturas americanas continuaram a degradar-se e em alguns casos estão perto da ruptura. Para Carlos Couto, a generalidade dos americanos têm consciência da situação e são favoráveis à renovação, o que funcionará como uma forma de pressão sobre os congressistas. “O plano vai ser aprovado porque os legisladores não querem perder o lugar no Congresso e se eles não o aprovarem o Trump fará campanha contra eles nos seus círculos eleitorais”, prognostica.

Quem trabalha já sobre essa hipótese é Francisco Simeão, fundador e director da NOPA — National Organization of Portuguese-Americans. Uma espécie de “lobby” para defender os interesses dos luso-americanos em Washington, a NOPA já fez saber à administração Trump do interesse dos investidores portugueses em participarem no plano de infra-estruturas, garante Simeão à Renascença. Mas mostra-se mais cauteloso quanto ao sucesso do plano e lembra que ele tem de ser votado no Congresso, sugerindo as dificuldades por que o processo poderá ainda passar.

Uma dificuldade acrescida para os investidores portugueses poderá resultar da tendência nacionalista e proteccionista de Trump, que quer colocar a América primeiro (America first), simbolizando com isso a vontade de proteger as empresas dos EUA em todos os contratos, discriminando quem não for americano.

Francisco Simeão reconhece que a administração Obama era mais aberta aos contactos internacionais e ao investimento estrangeiro, mas está confiante em que a sensatez acabe por triunfar na administração Trump. “Compete-nos a nós provar que aquilo que queremos fazer aqui é para o bem do povo americano”, afirma, “e isso favorecerá toda a gente”.

Já Carlos Couto não crê que a tendência proteccionista de Trump impeça empresas com boas soluções e sobretudo com melhor preço de ganhar concursos e fazer obras. E espera que algumas empresas luso-americanas consigam fazê-lo. Para Couto, muito do que Trump afirma visa apenas criar "condições de negociação" e não deve ser levado à letra. Um exemplo: o montante previsto para o plano de infra-estruturas de um trilião de dólares em dez anos afigura-se irrealista, mas destina-se apenas a garantir que alguma percentagem desse montante acabará por ser aprovada e o plano avançará na prática.

As opiniões de Couto e Simeão reflectem o clima de optimismo que perpassou pelo encontro de Newark. A generalidade dos intervenientes mostrou-se esperançada num boom económico como consequência dos planos da administração Trump, nomeadamente a renovação das infra-estruturas e a descida dos impostos.

A prometida reforma fiscal, que passará certamente por uma descida considerável do "corporate tax” (equivalente ao IRC português), alimenta muito deste optimismo, baseado na convicção de que o dinheiro que seja poupado em impostos acabe por impulsionar a economia. “Somos um país de gastadores, não de aforradores”, lembrou Carlos Couto.

E nem as eventuais pressões inflacionistas parecem preocupar estes investidores. Um cenário equacionado por muitos analistas, que poderá resultar da conjugação de dois factores em presença: o baixo desemprego actual (4,7%) e a eventual expulsão de milhões de imigrantes indocumentados. Caso esta operação se concretize em grande escala, é provável que comece a escassear a mão-de-obra em alguns sectores e a pressão para aumentos salariais será inevitável. Os imigrantes, sobretudo os indocumentados, aceitam empregos e salários que geralmente os cidadãos nacionais não aceitam e a construção é um dos sectores em que tal fenómeno é mais patente.

Mas, por ora, nada parece refrear o optimismo dos empresários luso-americanos presentes no encontro. Vislumbram tempos de prosperidade e não parecem apreensivos com a hipótese de a inflação, o proteccionismo ou qualquer tipo de discriminação vir a afectá-los.

O próximo encontro, previsto para 2018, avaliará certamente se este optimismo se justificou ou não passou de "wishful thinking".

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+