Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caixa anuncia prejuízo de 1.859 milhões. Macedo quer "mais rigor"

10 mar, 2017 - 17:50 • Ricardo Vieira

Banco estatal deverá registar resultados negativos até 2018. O presidente executivo, Paulo Macedo, alerta que "se não houver mais rigor o futuro da Caixa não será aquele que queremos" e que “a recapitalização é condição necessária, mas não suficiente”.

A+ / A-

Veja também:


A Caixa Geral de Depósitos (CGD) registou um prejuízo recorde de 1.859 milhões de euros em 2016, anunciou esta sexta-feira a administração do banco estatal. O presidente executivo do banco, Paulo Macedo, prevê resultados negativos até 2018.

Para este prejuízo histórico contribuiu o reconhecimento de "elevadas imparidades registadas", superiores a 3 mil milhões de euros, revelou o administrador José de Brito na apresentação pública dos resultados do ano passado.

Depois da "luz verde" da Comissão Europeia à recapitalização da Caixa por parte do Estado português, José de Brito anunciou uma emissão de dívida privada de 500 milhões de euros, até ao final de Março.

Num prazo de 18 meses, será feita uma segunda operação de emissão de dívida de 430 milhões de euros.

"Com a recapitalização a Caixa Geral de Depósitos sai reforçada e cumpre os rácios regulatórios" exigidos pelo Banco Central Europeu, garante o administrador José de Brito, que destacou a manutenção da quota de mercado.

Caixa vai somar prejuízos até 2018

Na sua intervenção, o presidente executivo da CGD, Paulo Macedo, afirmou que o banco estatal deverá continuar a registar prejuízos até 2018.

Questionado pelos jornalistas, Paulo Macedo disse que “seria totalmente impossível registar imparidades a este nível [mais de 3 mil milhões de euros] e no futuro esse valor será muito mais baixo”.

Sobre a possibilidade de recuperar alguns créditos, o banqueiro respondeu que "as imparidades no sitema bancário português têm sido consideráveis. Um dos últimos bancos a apresentar contas fez mais de 1.600 milhões de imparidades. Imparidades são comuns ao sistema financeiro e as pessoas sabem quais são as empresas".

O antigo responsável pela Autoridade Tributária e ex-ministro da Saúde considera que o reforço de capital para Caixa é adequado e "não é maior do que é necessário".

"O aumento de capital é de 2.500 milhões em dinheiro e 900 milhões em emissão de divida, o que reflecte uma melhoria do resultado final de 2016 em relação ao cenário entregue, em Junho, à Direcção-Geral da Concorrência", sublinha.

Paulo Macedo quer “mais rigor” na Caixa

O presidente executivo da CGD considera que o banco tem agora um ponto de partida mais positivo para o futuro, mas defende a necessidade de maior rigor em relação ao passado.

"Se não houver mais rigor o futuro da Caixa não será aquele que queremos", alertou.

Paulo Macedo diz que o plano para a CGD é "ambicioso" e que a “recapitalização é condição necessária, mas não é suficiente”.

"Caixa demonstrou grande resiliência" em ano "atípico"

O presidente não executivo da CGD, Rui Vilar, abriu a sessão de apresentação de resultados com um balanço do último ano, que considerou "atípico" devido à polémica em torno da administração e ao processo de recapitalização.

“Foi um período em que a instituição viveu sob enorme ruído. Mas é preciso distinguir o que se passou no exterior do que se passou no interior da instituição” em que tudo decorreu “com grande normalidade”, sublinha Rui Vilar.

"A Caixa demonstrou uma grande resiliência e da parte dos nossos clientes um elevado grau de confiança", destaca.

Com a confiança dos clientes e com a recapitalização, a Caixa "pode olhar par ao futuro com uma perspectiva mais positiva. Temos agora uma posição de partida muito mais positiva", disse Rui Vilar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge Silva
    11 mar, 2017 Lisboa 10:08
    É tempo de deixar Paulo Macedo trabalhar em paz, embora talvêz isso não seja interessante para todos...Há sempre alguns que adoram colocar pausinhos na engrenagem. Porque será ?
  • Eborense
    10 mar, 2017 Évora 19:24
    Enquanto não for o Vara ou o Sócrates a liderar a caixa, esta não tem solução. Só a competência e o rigor de qualquer um dos dois, ou de ambos, poderá fazer da CGD um dos maiores bancos Europeus e que ajude as empresas, como por exemplo as empresas do Sucateiro, a LENA, etc.etc.
  • 10 mar, 2017 aldeia 19:08
    Os administradores da banca pagos a peso de ouro,fazem negociatas onde se perdem milhares de milhões de euros,prejudicando o país e o povo,depois enviam para o desemprego milhares de trabalhadores que não tiveram culpa nenhuma,e nada lhes acontece,não há responsáveis,ninguém é responsabilizado,não há julgamentos e muito menos condenações.....IMPRESSIONANTE!

Destaques V+