Tempo
|
A+ / A-

Desenhar cartoons na China? Sim, em Macau é possível

09 mar, 2017 - 15:10 • Maria João Costa

Rodrigo de Matos é cartoonista e diz que vive no futuro. A região chinesa de Macau é a sua casa há sete anos e trabalha para vários jornais. A assinalar 10 anos de carreira, o cartoonista tem uma exposição no Rota das Letras, Festival Literário de Macau.

A+ / A-

Rodrigo de Matos é cartoonista e define-se como um cidadão do mundo. Nasceu há 41 anos, em Silva Porto, em Angola, viveu 15 anos no Brasil e está há sete em Macau. Colabora com o semanário “Expresso” em Portugal e com vários jornais internacionais. Em Macau trabalha também para o diário “Ponto Final”, que completou 25 anos em 2016.

A assinalar os 25 anos do jornal e os dez de carreira, Rodrigo de Matos preparou a exposição “25+10” patente no edifício do antigo Tribunal de Macau, onde decorre o Festival Literário Rota das Letras.

Define o seu trabalho como “uma espécie de olhar sobre o que se passa no mundo”.

Para o cartoonista, que fala um Português que revela a sua passagem pelo Brasil, o risco de exercer a profissão é igual ao de ser jornalista e fala mesmo em “missão”.

“Qualquer jornalista tem de procurar onde estão as incongruências e os paradoxos dos acontecimentos”, diz Rodrigo de Matos, ao explicar à Renascença que o cartoon procura “exacerbar” esses acontecimentos “com humor”.

Não quer “impor” o seu ponto de vista com os seus cartoons. Espera que “o leitor reflicta sobre os acontecimentos e forme a sua própria opinião”. Mas conclui que “não tem de ser igual” à sua.

Em tom de brincadeira, o cartoonista que venceu em 2014 o Prémio Europeu de Cartoon fala do facto de viver noutro fuso horário. Diz mesmo que vive no futuro e explica: “Uma das coisas engraçadas que teve a minha vinda para Macau foi o facto de estar a viver no futuro porque aqui estamos adiantados sete, por vezes oito horas”. Enquanto trabalha, em Portugal ainda se dorme e quando envia os seus desenhos para o “Expresso” ainda o dia está por nascer em Portugal.

Em Macau a Renascença perguntou a Rodrigo de Matos se poderia criar os seus cartoons em qualquer outro lugar. Responde sem margem para dúvida. Poderia, mas só num “sítio em que haja um acesso livre à informação através da internet”. É aí que encontra a sua “matéria-prima”.

“Vivo actualmente em Macau, que é uma região administrativa especial da China. Tem regras muito próprias e diferentes do que acontece na China continental, onde o meu trabalho seria um pouco mais dificultado por não poder aceder a um certo número de meios internacionais. Mas a partir de Macau é possível”, explica o português que olha para o mundo de forma diferente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+