Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Juppé não é candidato à presidência francesa. "É demasiado tarde para mim"

06 mar, 2017 - 09:33

Partido Republicano decide esta segunda-feira se retira apoio ao candidato François Fillon.

A+ / A-
Presidenciais francesas. "Para mim é demasiado tarde"
Presidenciais francesas. "Para mim é demasiado tarde"

O ex-primeiro-ministro francês Alain Juppé recusa avançar para uma candidatura às presidenciais francesas. O anúncio foi feito esta segunda-feira de manhã.

"Não foram criadas as condições para que reunisse o necessário em torno de um projecto unificador. É por isso que confirmo e de uma vez por todas, que não serei candidato à Presidência da República. É isto que direi a Nicolas Sarkozy e a François Fillon, se eles me perguntarem", justificou.

Numa declaração feita aos jornalistas em Bordeaux, Juppé mostrou-se preocupado com a situação francesa.

"O nosso país está doente. É demasiado tarde para mim mas não é demasiado tarde para a França", acrescentou.

Juppé tinha sido falado para substituir o republicano François Fillon, caso esta saia da corrida eleitoral. O candidato tem estado envolto em polémica uma vez que pode estar à beira de ser acusado de uso indevido de dinheiros públicos, depois de ter admitido ter dado empregos fictícios a familiares próximos.

Fillon voltou este domingo a pedir “desculpa” por ter contratado a mulher e os filhos, mas argumentou que os empregos eram reais e que esta prática era legal na altura.

O partido Republicano decide também esta segunda-feira se mantém o apoio a Fillon ou se altera o candidato.

As eleições presidenciais francesas estão agendadas para 23 de Abril. Se houver necessidade de segunda volta, será realizada a 7 de Maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Mário Guimarães
    06 mar, 2017 Lisboa 10:41
    Fillon não deve pedir desculpa por facilitar a vida à família em detrimento dos outros cidadãos . Mais, deve citar que isso não é caso virgem ,pois em Portugal (um País exemplar dirigido a partir de França) existe um indivíduo do PS que meteu toda a família à custa do erário público. Os portugueses aceitam isso muito bem porque têm "fitubol" por vezes em cinco estações ao mesmo tempo e Fátima a que vão regularmente a ver se topam as pastorinhas do rebanho perdido.Prá frente Fillon que o Povo é quem mais ordena !
  • al
    06 mar, 2017 adelaide 10:16
    ... estes politicos das politicas dos NICE GUYS, com solucoes para todos os problemas, estam a comecar a ser "apertados"... e que governar um Pais nao e mesma coisa que gerir um loja de venda de bananas !

Destaques V+