Tempo
|
A+ / A-

Gaia. Derrame de óleo na praia da Granja há mais de 24 horas

05 mar, 2017 - 16:45

As autoridades estão a investigar e já têm um suspeito.

A+ / A-

Um derramamento de óleos foi registado este fim-de-semana junto na Praia da Granja, em Vila Nova de Gaia, Porto, e suspeita-se que a origem seja de uma oficina com depósitos de óleos em Gaia, disse fonte oficial.

Fontes da GNR e dos Bombeiros de Gaia confirmaram à Lusa que há cerca de 24 horas que se regista derrame de alegados óleos na ribeira da Praia da Granja e no mar daquela praia do concelho de Vila Nova de Gaia.

"Hoje de manhã ainda se notavam alguns focos de poluição [na ribeira], mas comparativamente com sábado está mais diluído, adiantou à agência Lusa o chefe das relações públicas do Comando da GNR do Porto e responsável pelo Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Comando da GNR do Porto.

Segundo o tenente-coronel Ferreira, a denúncia de que estava a haver um "derramamento de óleos junto à estação elevatória da Granja e piscina da Granja" foi feita no sábado à tarde.

Após a denúncia, foi acionada uma equipa do SEPNA para o local e foram feitas "recolhas de amostras para análise", e foram também realizados contactos para que a empresa Águas de Gaia e Sapadores de Gaia auxiliassem na busca da origem da descarga, explicou a mesma fonte policial.

Neste momento, "existem suspeitas da proveniência dos óleos a partir de uma zona de uma oficina e depósitos de óleos, em Gaia", refere o tenente-coronel Ferreira, acrescentando que o proprietário já foi contactado, mas até ao momento "não se mostrou disponível para abrir o local".

Segundo aquele responsável, pode haver uma "eventual prática de um crime poluição".

"Estamos a diligenciar no sentido de juntar todos os meios de prova possível para se chegar à origem e, se for o caso, responsabilizar, quer em termos penais, ou em termos contra-ordenacionais", explicou, referindo que a Autoridade Marítima também foi informada da ocorrência.

A Lusa contactou o capitão do Porto do Douro e Leixões, Rodrigues Campos, que confirmou que a Polícia Marítima "está a caminho do local" para "averiguar a ocorrência" e para verificar se a situação inspira outras diligências.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+