Tempo
|
A+ / A-

Debate sobre eutanásia chega esta tarde ao PS

04 mar, 2017 - 10:26 • Fátima Casanova

A questão é levada à comissão política dos socialistas esta tarde no Porto, pelas mãos de Isabel Moreira e Maria Antónia Almeida Santos.

A+ / A-

Veja também:


O PS abre este sábado à tarde o debate sobre a eutanásia. Vai ser na reunião da comissão política do partido, no Porto. Os socialistas vão discutir e votar um conjunto de moções sectoriais consideradas fracturantes, incluindo uma sobre a legalização da eutanásia.

A questão chega finalmente ao órgão de direcção socialista através do debate da moção sectorial apresentada pelas deputadas Maria Antónia Almeida Santos e Isabel Moreira no congresso de Junho de 2016.

Na altura, foi decidido que as moções sectoriais seriam debatidas e votadas em Comissão Nacional. É isso que vai acontecer esta tarde com a moção subscrita pelas duas deputadas socialistas em defesa da despenalização da eutanásia.

Foi há cerca de um mês que o presidente do PS disse aos jornalistas que apesar do partido não ter posição oficial sobre a despenalização da eutanásia, nada impediria que surgisse dentro da bancada um projecto-lei autónomo.

Mas mesmo neste caso, Carlos César garantiu que se mantem a posição de liberdade de voto e que não haverá um projecto oficial do partido, porque o PS não apresentou a despenalização da eutanásia no programa eleitoral com que foi a votos nas últimas legislativas.

Para já não é possível prever qual a posição que irá ser adoptada pela direcção do PS nesta matéria, nem sequer saber se o debate fica encerrado este sábado, no Porto, com a presença de António Costa.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 04 mar, 2017 23:18
    PARABENS PARTIDO SOCIALISTA pelas aprovações na Comissao Nacional. A Holanda acabou de aprovar no seu Parlamento, a produção de cannabis, sem terem bom clima para o fazer.Portugal com o clima que tem - sol e água - pode enriquecer a exportar cannabis para um mercado potencial de 500 milhoes de habitantes porque a tendencia dos países europeus é liberalizar o consumo da cannabis para fins terapeuticos ou recreativos. Aliás já duas empresas estrangeiras pediram autorização ao governo portugues para produzirem em Portugal. Temos de ser mais ageis, como fomos na era dos Descobrimentos em que chegámos sempre primeiro que TODOS os outros países. Para os que já andam assustados com a produção e consumo de Cannabis, à que manter a calma. Para fins terapeuticos já há estudos desenvolvidos positivos. Depois depende do tipo de cannabis a produzir e do poder da substancia quimica ativa. Já se produz em Portugal cannabis numa experiencia piloto autorizada pelo Infarmed. Haverá efeitos secundários por consumo exagerado ? Sem duvida - como aliás, em todos os medicamentos industriais que tomamos. Querem comparar os efeitos da cannabis com o numero de cancros e cirroses provocados pelo tabaco e alcool ? E os gigantescos custos para o SNS portugues ? Não vale a pena comparar. E se a produção e a exportação de cannabis trouxer bem estar e riqueza economica a Portugal ? Por fim, só fuma cannabis quem quer. Há casamento homosexual em Portugal, mas não precisamos de ser todos homosexuais. Há aborto em Portugal, mas ninguem é obrigado a faze-lo. Se for aprovada a Eutanasia, como espero, só a faz quem quiser. Se a prostituição for legalizada e regulamentada, não obriga ninguem a prostituir-se. Mas ganha a saude publica portuguesa. Isto aqui não é uma ditadura. Os portugueses tem de habituar-se a pensar mais com a cabeça e menos com o coração, com dogmas ou mitos.
  • Teresa
    04 mar, 2017 Lisboa 18:26
    Para esta gentalha. PS Berloquistas e comunistas .So para alguns pseudas iluminados e que podem morrer na sua hora. Para os outros gasta-se muito dinheiro do serviço Nacinal de Saude
  • João Lopes
    04 mar, 2017 Viseu 18:25
    A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os médicos e os enfermeiros existem para defender a vida humana, não para matar nem serem cúmplices do crime de outros.
  • Pantufas
    04 mar, 2017 Lisboa 18:08
    SENDO ASSIM O PS FICA A PERTENCER AO GRUPO DOS ASSASSINOS.
  • João Lopes
    04 mar, 2017 Viseu 17:58
    A eutanásia e o suicídio assistido são diferentes formas de matar. Os médicos e os enfermeiros existem para defender a vida humana, não para matar nem serem cúmplices do crime de outros.
  • ac
    04 mar, 2017 lx 12:28
    Chega ao PS por mão dos infiltrados do BE naquele partido como este ser que está na foto juntamente com Galamba Nuno Pedro Santos e outros Até quando os verdadeiros socialistas vão aceitar que este partido se radicalize seja contra a europa e empresas e não se distinga do BE?

Destaques V+