Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

revista de imprensa

Paris e Berlim aplaudem Juncker

03 mar, 2017 - 12:36 • André Rodrigues

A semana que agora termina fica definitivamente marcada pela apresentação do Livro Branco sobre o futuro da Europa. Uma proposta que avança cinco cenários diferentes sobre um projecto em transformação. Paris e Berlim saúdam as ideias de Jean-Claude Juncker sobre o caminho a seguir pela União Europeia.

A+ / A-
Revista de Imprensa de temas europeus 03-03-2017

A posição conjunta dos ministros dos negócios estrangeiros francês e alemão está em destaque na edição de hoje do Diário de Notícias. Sigmar Gabriel, pela Alemanha, e Jean-Marc Ayrault, pela França, defendem que este Livro Branco, este roteiro para o futuro da União Europeia é um “contributo importante e valioso para o debate mais amplo sobre o que deve ser a Europa, o seu projecto e o seu funcionamento. Estamos a poucos dias de assinalar os 60 anos da fundação da Comunidade Europeia. À medida que crescem as ameaças à Europa, tanto a nível interno como externo, os chefes da diplomacia de Berlim e Paris partilham a convicção de que “a nossa melhor protecção e o nosso melhor activo para o futuro é uma União Europeia mais forte. Na política externa, local e global, na cooperação entre pares para lidar com a pressão migratória, também a nível económico através de uma maior convergência económica e monetária, mais coesão social, enfim, são múltiplas as vantagens de uma União Europeia mais forte, tal como é defendido pelos ministros dos Negócios Estrangeiros da França e da Alemanha, hoje citados pelo Diário de Notícias.

O Jornal de Negócios faz também alguns sublinhados a este Livro Branco sobre o Futuro da Europa. A crónica de Fernando Sobral faz até uma analogia engraçada. Os cinco caminhos apontados pelo presidente da Comissão Europeia são quase tantos como os que levaram o Capuchinho Vermelho a perder-se na floresta a caminho da casa da avozinha. No entanto, o caso é bem mais sério: Fernando Sobral considera que a projecção destes múltiplos cenários sobre o futuro da Europa só revelam uma coisa: confusão.

Noutro plano da actualidade, as tensões no relacionamento transatlântico: primeiro, as provocações da administração Trump à União Europeia. Na resposta, o Parlamento Europeu pressiona a Comissão para impor vistos aos cidadãos norte-americanos. É uma história contada pelo Express Tribune. O Parlamento Europeu quer forçar os cidadãos norte-americanos a pedirem vistos antes de entrarem em solo europeu já este Verão. Os eurodeputados aumentam assim a pressão para resolver um antigo braço de ferro transatlântico sobre esta questão. Bruxelas garante que quer resolver esta contenda de forma diplomática. O Parlamento Europeu quer impor vistos aos norte-americanos no máximo até Maio, mas a Comissão Europeia entende que essa decisão poderia prejudicar o sector do turismo na Europa. Washington recusa a isenção de visos a quatro Estados da Europa de Leste e também a Chipre. Ora, o Parlamento Europeu exige igualdade de tratamento para todos os Estados-membros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+