Tempo
|
A+ / A-

Entradas no Museu Berardo vão custar cinco euros a partir de Maio

02 mar, 2017 - 07:30

Este bilhete único permitirá o acesso a todas as exposições.Desde a abertura do museu, o museu recebeu mais de 6,6 milhões de visitantes.

A+ / A-

As entradas no Museu Colecção Berardo, em Belém, vão passar a custar cinco euros a partir de Maio, com entrada gratuita ao sábado, durante todo o dia.

De acordo com o presidente do conselho de administração da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea - Colecção Berardo, José Berardo, este bilhete único permitirá o acesso a todas as exposições do Museu Colecção Berardo, e as crianças até aos seis anos ficam isentas de pagamento.

O Museu Berardo abriu em Junho de 2007 - com entradas gratuitas desde então - e um acervo inicial de 862 obras da colecção de arte do empresário José Berardo avaliadas um ano antes em 316 milhões de euros pela leiloeira internacional Christie's.

Em Novembro do ano passado, o protocolo de dez anos para cedência de obras da colecção Berardo e manutenção do museu no CCB, que terminava em 31 de Dezembro, foi renovado por mais seis anos entre o coleccionador e o Estado, através do Ministério da Cultura.

Desde a abertura do museu, o Museu Colecção Berardo recebeu mais de 6,6 milhões de visitantes, mais de um milhão só em 2016, quando se cumpriram os dez anos da assinatura do protocolo celebrado entre o coleccionador Berardo e o Governo, segundo números da entidade.

A partir de 1 de Maio, ainda segundo o presidente do conselho de administração da Fundação que gere o Museu Berardo, as visitas escolares com marcação passam a custar um euro por participante, “para usufruírem de uma visita orientada por um monitor quando da visita em grupo ao museu”.

Nas entradas, terão ainda 50% de desconto os visitantes com idade superior a 65 anos, os visitantes dos seis aos 18 anos, e os visitantes com mobilidade reduzida.

Até agora, as entradas eram gratuitas por vontade do coleccionador, mas o ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, justificou, em Novembro do ano passado, quando o protocolo foi renovado, a necessidade de cobrar bilhetes para "obter mais meios de financiamento".

A adenda ao protocolo de renovação assinado no ano passado estipula ainda que o orçamento para o museu proveniente do Estado passa a ser bienal, sendo que para 2017 é de 2,1 milhões de euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Almeida
    02 mar, 2017 lisboa 09:17
    Acho bem. Gostaria no entanto de saber, se o montante pago ao Sr. Berardo será em função das receitas.....

Destaques V+