Tempo
|
A+ / A-

BES. Banco de Portugal sabia da falência “17 meses antes da derrocada"

01 mar, 2017 - 10:51

A SIC começa a transmitir esta quarta-feira à noite uma reportagem que promete revelar novos dados sobre a queda do império Espírito Santo. O autor da investigação levanta um pouco do véu na Renascença.

A+ / A-
Pedro Coelho, jornalista da SIC responsável pela investigação ao BES, entrevistado na Manhã RR (01/30/2017)

O Banco de Portugal já sabia da falência do Banco Espírito Santo em 2013, ou seja, 17 meses antes da derrocada da instituição. A conclusão decorre de uma investigação da estação de televisão SIC.

“A administração do BPI colocou um grupo de técnicos a investigar as contas do Grupo Espírito Santo – e estamos a falar de Janeiro de 2013, portanto, 17 meses antes da derrocada – e concluiu, avaliando as contas de 2010 e 2011, que o Grupo Espirito Santo estava falido. Tinha uma dívida de seis mil milhões de euros nessa fase e a dívida não parava de aumentar”, avança Pedro Coelho, o jornalista responsável pela investigação.

“O problema maior era com a Rioforte”, cuja dívida nessa altura “já chegava aos 1.500 milhões de euros. Tecnicamente, o Grupo Espírito Santo estava falido em Janeiro de 2013 e o Banco de Portugal ficou a saber, de uma forma muito transparente, estes dados”, adianta.

Entrevistado no programa da Manhã da Renascença, Pedro Coelho explica que o BPI, apesar de concorrente directo do BES, “também estava exposto ao Grupo Espírito Santo, porque tinha aplicações na Rioforte no valor de 75 milhões”.

A investigação da SIC, que deu origem à reportagem "Assalto ao Castelo" (que começa a ser transmitida esta quarta-feira e tem três episódios) revela ainda um outro país envolvido no escândalo.

“Na terceira reportagem, há outra notícia que tem um grande valor informativo, porque introduz neste esquema do BES uma área geográfica que ainda não estava dentro do esquema, que é o Dubai. E a forma como o Dubai e Angola, com a cumplicidade do BES, se terão enleado num processo que o Banco de Portugal conhecia e não fez nada, aparentemente”, avança Pedro Coelho.

O jornalista da SIC não tem, pois, dúvidas de que o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, sabia mais do que aquilo que disse no Parlamento aos deputados, em Dezembro de 2014.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • telmo vieira
    07 mar, 2018 Viseu 17:23
    Ao incompetente Constâncio promovido pelo Sócrates para o BCE, sucedeu este Costa ainda mais incompetente, mas com ar de mestre......
  • José A.B.Amorim
    05 mar, 2018 Valença 18:07
    Desgraçadamente, confiante nas declarações do PR e PM,na altura do último aumento de capital BES, fui expoliado dos meus parcos recursos financeiros, para alimentar essa cambada que tanto mal estão a fazer a muitas famílias portuguesas. Devolvam o que foi roubado.
  • R..F.
    04 mar, 2018 Matosinhos 22:29
    O Sr governador tem dado cobertura a toda a maldade que a banca tem vindo a fazer ao povo português. Chego a pensar que,em nome da sua manutenção no poder cede às pressões do poder financeiro. Veja-se a intocabilidade dos E. Santo. A enormidade de crimes que cometeram e passeiam-se sem qualquer dificuldade. O custo do resgate do N.B., ao povo português, deverá aproximar-se da gigantesca verba de 15 biliões de euros. Um verdadeiro atentado ao futuro dos portugueses. O Dr. Oliveira e Costa, por muito menos está preso. O governador e o governo de então deixaram-no cair. Analise-se a convivência activa deste governo com o Dr. Salgado. O silêncio do governador e o sofrimento deste povo com o pagamento, por gerações, destas maldades. O governador assobia para o lado esquerdo,o Dr Costa ri-se para o povo, e este continua entretido com o futebol. Que trite sinaa nossa.
  • DR XICO
    02 mar, 2017 Lisboa 14:16
    Tal como todos os portugueses previam, os políticos tem as mãos sujas e o governador do Banco de Portugal e Ricardo salgado continuam a mandar NISTO TUDO. Ficou bem claro que todos devem favores a todos e quem os está a pagar é o POVO. Somos apenas e só pagadores de impostos e a culpa é só nossa como dizia Carlos Queiros ontem. SÓ UMA PERGUNTA PARA DEMITIR O GOVERNADOR DO BdP É PRECISO O QUÊ?
  • Luis
    02 mar, 2017 Lisboa 09:13
    Todo o mundo sabia. No BP até a senhora da limpeza, familiares, vizinhos e amigos sabiam. Toda a banca e não só, sabia. Há muito que se sabe que Costa sabia. A SIC só veio provar documentalmente tal facto. Pelos vistos os unicos que verdadeiramente não sabiam eram Cavaco Silva, Passos Coelho, Paulo Portas e Maraia Luis Albuquerque. Vamos ver quais vão ser as respostas que todos eles vão dar quando forem confrontados com tal desconhecimento. Aí vamos ficar a saber a "elevação de carácter" de cada um. BP BES Panamá Papers 10 mil milhões possivelmente cruzam-se em muitas coisas. Aguarde-se a evolução dos acontecimentos e alerte-se a PGR para todos estes possiveis "erros informáticos".
  • DR XICO
    01 mar, 2017 Lisboa 14:40
    Vejam hoje toda a verdade que todos devemos saber e todos os politicos nos escondem. Tudo quanto cheira a banqueiros e politica está estragado, veja-se os nervos do PSD/CDS com a nomeação do presidente para a CGD, assim tá melhor Paulo Macedo é fixe não vai dar com a lingua nos dentes.
  • Augusto
    01 mar, 2017 Lisboa 14:16
    E a TROIKA que á época controlava tudo o que cá se passava, também não sabia, e o Carlos Costa nunca disse nada ao Passos Coelho á Maria Luisa Albuquerque, ou até ao Presidente da República na altura Cavaco Silva?
  • mas então?
    01 mar, 2017 lx 12:42
    O Passos e a Maria Luís também desconheciam?...Ora, vamos lá formar mais uma comichão de inquérito para averiguar! Os PSDs e os CDSs, devem estar a pedi-la com urgência e potestativamente! Vamos aguardar!...
  • Alberto Martins
    01 mar, 2017 Lisboa 12:41
    Este carlos costa é outro figurão que também alinhou e foi a jogo. Só assim se compreende que quando estourou a bomba ainda tenha autorizado que salgado tivesse ficado á frente do BES mais 2 semanas. Nestas 2 semanas muito deve ter acontecido em matéria de sumiço e lavagem... Até aquele catedrático de Coimbra que foi ministro 2 semanas deve ter comido do "bom e do melhor" para elaborar o célebre parecer a atestar o impossivel, a idoneidade de ricardo salgado.
  • Manuela Trancoso
    01 mar, 2017 Aguiar da Beira 12:40
    Não é necessário isto para saber que o BP pela mão do pestinha Costa seu chefe.Ele só tem olhinhos para o Português que por perda de emprego, ou outra razão têm problemas em cumprir.Para isso ele tem os olhos bem abertos e leis bancárias para colocar essas pessoas em beco sem saída.Quanto ao que está em causa já sabiamos que ele é. uma peça fundamental pela morte do BES que arrastou atrás dele milhares de portugueses para a miséria e que levaram uma vida a amealhar cá e na qualidade de imigrantes e ficarm sem nada.Que fazer a um indivíduo deste? O povo é sereno. Noutra parte do mundo, não sei o que lhe aconteceria.

Destaques V+