Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Manual antifugas chega hoje às prisões

01 mar, 2017 - 07:44

Há cerca de duas semanas, três reclusos evadiram-se do estabelecimento prisional de Caxias. Dois já foram capturados, falta o único de nacionalidade portuguesa.

A+ / A-

Veja também:


Chega esta quarta-feira às 49 prisões do país um manual de instruções para ajudar os guardas prisionais a reagir a fugas de presos.

A notícia é avançada pelo “Diário de Notícias”, segundo o qual a decisão foi tomada pelo director-geral dos Serviços Prisionais, Celso Manata, com o objectivo evitar os erros cometidos durante a recente evasão de três detidos da prisão de Caxias, na madrugada de 19 de Fevereiro.

No documento, estão discriminadas as medidas a tomar, como por exemplo, como agir e quem contactar.

Na semana passada, Celso Manata, que assumiu funções há um ano, tinha lamentado não haver, verdadeiramente, um protoloco de actuação definido.

Na fuga de Caxias, os guardas ligaram para o 112. “Não foi completamente descabido”, diz Celso Manata ao jornal, “mas foi insuficiente”.

“Ligar para o 112 é a primeira medida, porque é preciso estabelecer um perímetro de segurança”, explicou há cerca de uma semana.

Três reclusos conseguiram evadir-se, mas dois deles (os de origem chilena) já foram capturados. Continua a monte o preso português.

Ainda para melhorar a segurança das prisões, o director-geral dos Serviços Prisionais reafirmou a intenção de investir 2,6 milhões de euros em videovigilância (processo que inclui a reparação, substituição ou melhoramento dos sistemas já existentes).

Celso Manata também já tinha anunciado a aquisição de mais carros celulares, estando destinada para tal uma verba de mais de três milhões de euros.

Nos últimos cinco anos, fugiram das cadeias portuguesas 54 reclusos, todos recapturados pelas autoridades, à excepção daquele que se evadiu de Caxias há 10 dias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Zépalerma
    01 mar, 2017 Orelhudo 12:02
    Que raio de estória esta ! MANUAL DE ANTI-FUGAS ! Atá parece que andamos nas mãos de GENTE QUE SE ENTRETEM A JOGAR AO PIÃO ! Afinal que estão os vigias a fazer ? Será que o mesmo que fazem os PSPs que veem o ladrão a roubar os carros e se põem de costas ? Alguns até comem com os carteiristas! Já lá vão mais de 30 anos que fui a Pero Pinheiro tratar de umas coisas e parei para almoçar num restaurante antes de chegar. Estacionei o carro no parque e por falta de experiencia deixei a carteira com documentos, dinheiro, licença de uso e porte de arma de caça , etc. em cima do tablier e ainda por cima com o vidro da porta meio aberto ( !!!!!). Almocei e pedi a conta e disse ao sr. que ia ao carro buscar o dinheiro, mas na verdade estava lá o carro, a carteira tinha ido, com documentos do carro, dinheiro, TUDO. Disse ao sr. que tinha sido roubado e ele riu-se e aconselhou-me a ir ao posto da GNR que até era ali próximo e lá fui. contei o que se passou e o comandante do posto aconselhou-me a não tratar de coisa nenhuma, que se foi aqueles que andam por aí, não estragam nada, só ficam com a massa, mas metem a documentação num marco de correio. Isto a contar assim pelo alto. Não é que passados uns oito dias me apareceu uma encomenda pelo correio, com multa por não ir selada, com tudo muito limpinho, excepto uns 20 contos que foram à vida. Passado pouco tempo fui de prepósito pagar o almoço e olhem. entregar dinheiro ao GNR que me emprestou para meter gasolina.
  • LIGAR 112
    01 mar, 2017 Lisboa 08:06
    País da treta este...Melhor será ligarem para o 112...

Destaques V+