Tempo
|
A+ / A-

Voltam a levantar-se muros a leste

28 fev, 2017 - 11:11 • Manuela Pires

Esta terça-feira há notícia de mais um muro que vai ser construído na Europa. Desta vez na Hungria.

A+ / A-
Revista de Imprensa de temas europeus 28-02-2017

O Diário de Notícias conta que a Hungria vai levantar uma segunda vedação de arame farpado ao longo da fronteira com a sérvia … é mais uma medida do governo do conservador Viktor Orbán que está a gerar desconforto em Bruxelas, numa altura em que as instituições europeias mostram preocupação com as alegadas violações dos direitos humanos na Hungria. Um eurodeputado húngaro eleito pelo partido do Primeiro-ministro diz em entrevista ao DN que a medida era necessária porque ainda há muitas tentativas para passar a fronteira de forma ilegal e que o reforço de segurança vai contribuir para enfraquecer o negócio dos traficantes de pessoas. Ao longo da fronteira com a Sérvia já existe uma vedação que foi construída em 2015 quando a Hungria era uma das principais portas de entrada para os migrantes que chegavam através da rota dos Balcãs..

O Observador conta esta manhã que a Alemanha não aceita a ideia defendida pela Áustria de criar campos de refugiados no norte de África. O chefe da diplomacia austríaca propôs que estes campos de acolhimento sejam administrados pelas Nações Unidas, mas é uma ideia rejeitada pelo Governo de Angela Merkel.

Outra notícia esta manhã nos jornais é o Brexit. O Público dá eco às preocupações de Jonh Major, o antigo Primeiro-ministro britânico duvida que o Reino Unido consiga alcançar um acordo vantajoso com a União Europeia e pede “mais charme e menos retórica barata” nas negociações do Brexit. John Major que fez campanha pela permanência do Reino Unido na União Europeia já disse que as negociações exigem estadistas de alto nível e que é mais fácil fazer um acordo com um amigo do que com um vizinho zangado.

Na próxima semana está marcada uma reunião conjunta dos ministros dos Negócios Estrangeiros e da Defesa da União Europeia. A chefe da diplomacia da União Europeia, Federica Mogherini, diz que uma das ideias é avançar para uma cooperação de defesa europeia. Mogherini que esteve reunida com o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros garantiu que a União europeia é uma potência militar e que os Estados-membros devem manter entre si uma "cooperação inteligente" para tornar "mais produtivos" os seus investimentos em Defesa, em contraste com a NATO que pede um aumento do orçamento da defesa aos seus aliados.

No Jornal Económico há um estudo que mostra que os acordos comerciais na União Europeia têm pouco impacto na produção interna. O estudo realizado pela Copenhagen Economics para a Comissão Europeia, analisou o impacto das exportações de produtos agro-alimentares de três diferentes tipos de acordos comerciais e a conclusão é que os acordos contribuíram para um aumento do comércio em ambos os sentidos, mas o estudo sugere que este aumento das importações tem pouco impacto na produção interna da UE. O que reflecte sobretudo é uma substituição de importações provenientes de outros países terceiros ou um aumento do consumo na EU.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+