Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

olhar europa

Comissários reunidos pelo futuro da Europa

27 fev, 2017 - 13:33 • Vasco Gandra

Atenções em Bruxelas viradas para as reuniões dos comissários europeus, amanhã e na quarta-feira. O tema forte é o futuro da União Europeia e a visão que Bruxelas tem a propor.

A+ / A-
Olhar Europa - um olhar sobre a agenda desta semana na UE 27-02-2017

Este é um debate que a União Europeia se prepara para fazer durante o mês de Março, no âmbito das celebrações dos 60 anos do Tratado de Roma, fundador do projecto europeu.

No actual contexto, estas discussões sobre o futuro da União Europeia são mais urgentes já que o Brexit, com a saída do Reino Unido e a nova administração em Washington, obrigam de alguma os europeus a reforçar o projecto de integração, dando um novo fôlego, redefinindo as prioridades e as políticas.

Neste debate que vai decorrer entre os responsáveis, o presidente da Comissão já se mostrou favorável a uma Europa que permita a um grupo de países avançar mais rapidamente na integração sem esperar pelos países mais reticentes. Uma cooperação reforçada aberta a todos estados-membros que a qualquer momento queiram aderir a esta fórmula.

Esta semana, o plenário do Parlamento Europeu reúne na quarta e na quinta-feira, para preparar a cimeira europeia que terá lugar na próxima semana com as questões económicas e de segurança na agenda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+